Entretenimento



Cinema para todos

Repórter de ZH relata a experiência de assistir a um filme com audiodescrição

Segundo Cristiely Carvalho, o recurso é "capaz de dar voz ao silêncio que o cego não vê"

17/09/2014 - 07h04min

Atualizada em: 17/09/2014 - 07h04min


Cristiely Lopes
Cristiely Lopes
Enviar E-mail

Ao ser convidada para assistir com audiodescrição ao filme A Oeste do Fim do Mundo, fui surpreendida, desafiada e fiquei imensamente feliz. A alegria deu-se porque são poucos os filmes disponíveis com esse recurso, capaz de dar voz ao silêncio que o cego não vê.

Decidi não ler a sinopse nem questionar as pessoas para evitar preconceitos ou expectativas, afinal, ansiava por mais surpresas. E em uma tarde chuvosa, na sala de exibições, vibrei ao perceber a importância do recurso na sessão e como as pessoas, cegas ou não, reagiram a algo que já existe, mas está cada vez mais diferenciado.

Ambientado em um posto de gasolina em uma estrada quase deserta, o drama gira em torno de três personagens: Silas, Leon e Ana. Devido a diálogos rápidos e curtos entre Leon e Silas, ambos personagens introspectivos, a audiodescrição possibilita o reconhecimento de cada um, bem como de seu lugar na história.

A prolongada hospedagem de Ana na casa de Leon revela com diálogos mais densos os motivos que levaram cada qual ao isolamento. Após os desdobramentos do enredo, o filme encerra com a redenção de Leon e Ana, que enfrentam os traumas de suas vivências.

Este foi o segundo filme a que assisti com a presença desse recurso magnífico, mas foi a primeira vez que exigiu um olhar mais apurado para análise. Os sons da natureza são marcantes e fazem supor que são fundamentais para se captar a atmosfera emocional do filme. A audiodescrição, por sua vez, funciona como elo entre a imagem criada pelo cego a partir desses sons e aquela construída após o detalhamento das ações por um audiodescritor.

> Acessibilidade é um dos focos da segunda fase das obras na Casa de Cultura Mario Quintana

A descrição do ambiente, dos personagens e dos fatos tornou A Oeste do Fim do Mundo um atrativo para diferenciadas sensações. Quem não enxergava sentiu-se imerso na história ocorrida na fronteira entre a Argentina e o Chile; quem enxergava se permitiu fechar os olhos para testar sua capacidade perceptiva - por exemplo, o fotógrafo Mauro Vieira, de Zero Hora, percebeu a diferença nas cilindradas das motocicletas consertadas na pequena oficina de Leon.

> Deficiência visual não é impedimento para o turismo

A audiodescrição trouxe significado a uma obra que, se assistida sem o recurso, perderia o sentido ou se tornaria cansativa. Produções nas quais a fotografia e as ações são tão ou mais importantes que os diálogos tornam-se quase inúteis para os cegos, pois limitam a compreensão. Logo, expandir a audiodescrição no cinema é incluir o deficiente visual em circuitos culturais, incentivando outros setores a adotarem o recurso, que representa a visão do cego.

*Repórter de ZH, Cristiely tem deficiência visual

Leia mais notícias de entretenimento


MAIS SOBRE

Últimas Notícias