Grêmio



Faltou o gol

Sem inspiração, Grêmio empata com o Santos na Arena

Com vaias a Aranha, tricolor sentiu a falta do seu centroavante e não reverteu tentativas em gol

18/09/2014 - 22h26min

Atualizada em: 18/09/2014 - 22h26min


Luís Henrique Benfica
Luís Henrique Benfica
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS

Um coro irado de 21 mil vozes se ergueu contra Aranha, na noite desta quinta-feira, na Arena. A energia, contudo, não foi suficiente para fazer o Grêmio se impor contra o Santos e empurrar a equipe ao G-4, ajudada pelo empate do Corinthians contra a Chapecoense.

Sem inspiração, numa partida de baixo nível técnico, o time empatou sem gols e desperdiçou o primeiro dos jogos em sequência em casa. Domingo, pega a Chapecoense. E melhorar a pontaria vira obrigação, para que a esperança não suma de vez.

Sem injúrias racistas, torcida do Grêmio pega no pé de Aranha na Arena

A torcida do Grêmio queria algo mais além de vaiar Aranha. Esperava uma equipe mais criativa e coordenada, capaz de levar perigo com maior frequência. Como isso não aconteceu, tratou de gastar sua energia em apupar o goleiro do Santos, pivô do polêmico episódio de injúria racial, dia 28 de agosto.

E foi, certamente, a maior manifestação de rejeição a um jogador desde a inauguração da Arena, em dezembro de 2012. E que começou bem antes da partida, quando Aranha entrou em campo para realizar aquecimento. Proferiu-se todo tipo de palavrão, mas, por prudência, ninguém gritou macaco.

"Esperava ser recebido de outra maneira", diz Aranha

Sem Barcos, vetado por desconforto muscular, o Grêmio  tentou pressionar desde cedo. Com dificuldade de penetração, arrematou pela primeira vez a 18 minutos, em chute rasteiro, de Lucas Coelho, que Aranha espalmou para o lado direito.

Um minuto depois, em passe de Luan, Lucas Coelho deu um chute ainda melhor, em que Aranha conseguiu desviar a bola, antes que ele acertasse sua trave esquerda. Ofensivamente, foi o que de melhor o Grêmio fez. De resto, pouco atacou pelos lados, padeceu da falta de um armador e viu Dudu correr muito, desta vez pelo lado direito, mas de forma pouco produtiva. Somou-se a isso uma profusão de passes errados, que espalhou pelo estádio uma incômoda sensação de desânimo.

Cotação ZH: Geromel, Biteco e Lucas Coelho são os destaques do Grêmio

O Santos foi ainda pior. Damião foi parado pelos seguros Geromel e Rhodolfo, e Robinho pareceu sem energia para as arrancadas.

Aranha seria de novo o personagem aos 43 minutos, quando caiu no campo, atingido por Dudu, e provocou a ira de toda a Arena ao interromper a partida por quase dois minutos. 

Veja as estatísticas da partida

Atacante mais efetivo do Grêmio, Lucas Coelho fez perfeita assistência para Dudu, no início do segundo tempo, mas o chute foi defendido de novo por Aranha.

Felipão havia trocado o irregular Fellipe Bastos por Riveros, na expectativa de melhorar a saída de bola a partir do meio-campo. As dificuldades, contudo, seguiam as mesmas, pela consistência defensiva do Santos. O empate parecia interessante para o time de Enderson Moreira, que só arriscou com uma bicicleta tosca de Damião.

Faltava lucidez ao Grêmio. Além de calma, como no lance em que Lucas Coelho errou sozinho na frente de Aranha. O gol, caso surgisse, seria fruto do acaso. E foi o Santos quem esteve perto, aos 34, quando Grohe salvou nos pés de Robinho.

Os passes mal feitos viraram tortura nos minutos finais. Uma síntese de uma partida mal jogada, em que só a vontade de mostrar desprezo a Aranha motivou o torcedor do Grêmio.
 


BRASILEIRÃO - 22ª RODADA - 18/9/2014 Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

Android

IOS

GRÊMIO 0
Marcelo Grohe; Matías Rodríguez (Wallace),Rhodolfo, Geromel e Pará; Matheus Biteco (amarelo), Fellipe Bastos (Riveros, int.), Ramiro (amarelo), Luan (Fernandinho, 30'/2ºT) e Dudu; Lucas Coelho. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

SANTOS 0
Aranha; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Zé Carlos; Arouca, Souza e Lucas Lima; Gabriel (Stefano Yuri, 30'/2ºT), Robinho e Leandro Damião (Geuvânio, 12'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.

Cartões amarelo: Matheus Biteco e Riveros (G)
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Celso Luiz da Silva e Marcus Vinicius Gomes (trio mineiro).
Público: 21.107 (18.904 pagantes)
Renda: R$ 488.563,00
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre.

PRÓXIMO JOGO - BRASILEIRÃO
DOMINGO - 21/9 - 18h30min
GRÊMIO X CHAPECOENSE


MAIS SOBRE

Últimas Notícias