Um dos mais tradicionais de SC, Estádio Vidal Ramos Junior, casa do Inter de Lages, completa 60 anos neste domingo - Diário Gaúcho

Vers?o mobile

 
 

Aniversário06/09/2014 | 13h06Atualizada em 06/09/2014 | 13h06

Um dos mais tradicionais de SC, Estádio Vidal Ramos Junior, casa do Inter de Lages, completa 60 anos neste domingo

Estádio "sessentão" já recebeu final de primeira divisão estadual e agora passa por ampliação

Um dos mais tradicionais de SC, Estádio Vidal Ramos Junior, casa do Inter de Lages, completa 60 anos neste domingo  Nilton Wolff / O Goleador/Divulgação
Casa do Inter de Lages tem recebido, em média, 2,5 mil pagantes por jogo desde o ano passado Foto: Nilton Wolff / O Goleador / Divulgação
Um dos mais tradicionais palcos do futebol catarinense está de aniversário. Neste domingo, com jogo oficial do time da casa, o Estádio Municipal Vidal Ramos Junior, em Lages, completa 60 anos de existência.

Inaugurado em 7 de setembro de 1954, o “sessentão” Tio Vida recebeu o seu maior público oficial em 1971, quando 10 mil pessoas prestigiaram um amistoso entre Inter de Lages e o “primo rico” de Porto Alegre, que venceu a partida por 1 a 0.

 
Vista aérea do Tio Vida atual. Foto: João Adriano Souza, Visiom Films

Extraoficialmente, 12 mil torcedores assistiram aos jogos do Colorado Lageano contra o Araranguá pela final da Taça Santa Catarina, em 1992, em decisão vencida pelo time do Sul do Estado; e contra o Joaçaba pela final da Segunda Divisão, no ano 2000, ocasião em que o Inter soltou o grito de campeão.

Depois disso, perto de seis mil pessoas acompanharam a final da Terceira Divisão vencida pelo Inter contra o Blumenau, em dezembro do ano passado. O principal momento do Tio Vida, porém, além dos saudosos clássicos Guanal entre Guarani e Lages, foi a conquista do título estadual pelo Inter em 1965 contra o Metropol, de Criciúma.

Vista aérea do Tio Vida em 1968. Foto: Acervo Inter de Lages

Ao longo dos anos, a capacidade de público do estádio foi reduzida, especialmente a partir de 2009, quando o pavilhão oeste foi interditado.

Mas com o retorno do Inter à segunda divisão e a sua lutar para voltar à elite após 12 anos, desde abril o Tio Vida passa por uma série de reformas com o objetivo de atender às exigências do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, aumentar a capacidade de público e deixar a casa em condições de receber a série A em 2015.

Clássico inaugura a arquibancada em 1969. Foto: Acervo Inter de Lages

O campo passou de 100 metros de comprimento por 70 de largura no ano passado para os atuais 105 por 68, medidas oficiais exigidas pela Fifa e que foram adotadas pelas arenas da Copa do Mundo no Brasil.

As arquibancadas, atualmente, têm capacidade liberada para 5.531 pessoas, mas a prefeitura de Lages, que administra o estádio, trabalha para aumentar esse número para 10 mil até o fim do ano. Desde a terceira divisão, o Inter tem levado, em média, 2,5 mil pagantes por jogo ao Tio Vida.

DIÁRIO CATARINENSE

Notícias Relacionadas

Série B Catarinense 05/09/2014 | 14h02

Garantido no quadrangular final, Inter de Lages abre returno em casa no domingo em busca de mais um ponto de bônus

Leão Baio já tem um ponto extra para disputar a terceira fase e buscar uma vaga na elite em 2015

Campeonato Catarinense 04/09/2014 | 00h25

Com gol nos acréscimos, Inter de Lages conquista o primeiro turno e garante vaga no quadrangular final da série B estadual

Em casa, Leão Baio venceu o rival Caçador por 1 a 0 com gol aos 47 minutos do segundo tempo

Campeonato Catarinense 30/08/2014 | 21h14

Inter de Lages vence, conta com a sorte e pode ser campeão na série B em casa

Leão Baio pode conquistar o primeiro turno quarta-feira com uma vitória sobre o lanterna Caçador

Andarilho de SC 02/08/2014 | 13h03

Para o técnico do Inter de Lages, nível técnico da Segundona é 'muito alto'

Em entrevista ao DC, Nasareno Silva fala sobre o equilíbrio da Segundona catarinense

Segundona do Estadual 02/08/2014 | 13h01

Os clubes de Santa Catarina que fazem história nos gramados

Inter de Lages, Hercílio Luz de Tubarão e Blumenau são times tradicionais que hoje disputam a Série B do Catarinense

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros