Esportes



Série D

A saga dos xavantes que foram a Brasília para ver o acesso do Brasil-Pel à Série C

Centenas de torcedores comemoraram na Boca do Jacaré após a vitória nos pênaltis sobre o Brasiliense

19/10/2014 - 22h08min

Atualizada em: 19/10/2014 - 22h08min


Guilherme Mazui / RBS Brasília
Guilherme Mazui / RBS Brasília
Enviar E-mail
Kléber Lima / Jornal de Brasília
Torcedores do Brasil foram até Brasília para apoiar o Xavante

Alguns torcedores de joelhos, outros de costas, muitos abraçados. Todos tensos. Durante as 10 cobranças de pênalti que devolveram o Brasil de Pelotas à Série C do Brasileiro, as centenas de xavantes presentes na Boca do Jacaré foram da decepção, no erro de Nena, à euforia, com a cobrança redentora de Forster.

Cerca de 600 torcedores ignoraram a distância para torcer pelo Brasil no Distrito Federal. De avião ou após 36 horas dentro de um ônibus, percorreram 2,3 mil quilômetros de Pelotas até Taguatinga. Fizeram churrasco antes do jogo e tiveram de suportar o sol forte, em uma tarde com clima lembrando deserto: calor de 35º graus e umidade relativa do ar de 15%.

Os peregrinos xavantes se somaram aos irmãos de outros Estados, como Santa Catarina e São Paulo. Moradores de Brasília, Giovani Moscareli e o filho Lauro tentavam segurar as lágrimas durante o jogo. Enrolado em uma bandeira do Brasil, Moscareli se contorcia durante o primeiro tempo, enquanto o Brasiliense abria 2 a 0. Nervoso, incentiva o filho a acreditar. Depois do pênalti decisivo, disparou em ziguezague pelas arquibancadas.

- Vaaaaaaai, Xavante! - berrava o torcedor.

Já o administrador Arthur Costa, que foi de avião do Rio Grande do Sul ao Distrito Federal, invadiu no gramado para agradecer os ídolos. Quase afônico, olhava sorridente a goleira em que Eduardo Martini defendeu duas penalidades.

- Obrigado por tudo - balbuciava o torcedor, abraçado ao goleiro.

- Viver pelo Brasil vale a pena!

Técnico quer recepção com carreata desde Porto Alegre

Torcedores fazem a festa em Pelotas. Foto: Nauro Júnior/ Agência RBS

Depois de devolver o Brasil de Pelotas à primeira divisão do Gauchão e de conquistar o título estadual do Interior, o técnico Rogério Zimmermann acrescentou mais um feito à sua biografia xavante: o acesso á Série C do Brasileiro. Emocionado após a vitória nos pênaltis sobre o Brasiliense, 4 a 3, o treinador pediu uma recepção eufórica no Rio Grande do Sul.

- Quero a torcida no aeroporto e carreata desde a ponte do Guaíba - disse.

A chegada da delegação xavante a Porto Alegre está prevista para as 11 horas desta segunda-feira. Em Pelotas, a recepção da torcida deve ser por volta das 19 horas, com desfile no caminhão do Corpo de Bombeiros. Rebaixado à Série D em 2011 nos tribunais, o Brasil prepara uma grande festa no sul do Estado.

Desde maio de 2012 no comando xavante, Rogério Zimmermann comemora o calendário "fantástico" que o clube terá na próxima temporada. Com Gauchão, Copa do Brasil e Série C do Brasileiro, será possível planejar o futebol para o ano todo, uma dificuldade para as equipes do Interior. Além do Brasil, a próxima edição da Série C terá Caxias e Juventude como representantes gaúchos.

- O Brasil está indo para o lugar que merece - comemorou Zimmermann.

Junto com o salto de divisão, a equipe gaúcha ainda disputa as semifinais da Série D. No próximo sábado, recebe o Londrina. A decisão da vaga na final será no dia 2 de novembro, no Paraná. Na outra semifinal se enfrentam Tombense (MG) e Confiança (SE).

- Vamos comemorar a classificação e retomar o trabalho. Ainda temos a oportunidade de conquistar um título nacional na temporada - saudou o técnico xavante.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias