Eleições 2014



Às vésperas das eleições

Acompanhado por sósia, Sartori faz passeata em Cachoeirinha

Até correligionários confundiram Vicente Pires (PSB) com o candidato peemedebista

25/10/2014 - 11h06min

Atualizada em: 25/10/2014 - 11h06min


Cadu Caldas
Cadu Caldas
Enviar E-mail
Carlos Macedo / Agencia RBS
Vicente Pires, de rosa, chegou a ser confundido com Sartori, de azul claro

O candidato ao governo do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori (PMDB) participou neste sábado pela manhã de uma passeata no centro de Cachoeirinha, na Região Metropolitana. Bem humorado, o postulante ao Palácio Piratini percorreu o comércio local acompanhado do prefeito Vicente Pires (PSB), que, com tantas semelhanças, chegou a confundir correligionários de Sartori.

Ambos têm estatura similar, são calvos, usam bigode e óculos. Vestindo uma camisa azul claro, Sartori se mostrou mais contido, enquanto Pires, de camisa rosa, estava mais extrovertido.

Leia todas as últimas notícias sobre eleições
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Na passeata, que começou pontualmente às 9h30min, podem ser vistas bandeiras de vários partidos: PPS, PSDB, PMDB e PV. Eram poucas, no entanto, de Aécio Neves (PSDB), apesar de a chapa de Sartori apoiar o candidato tucano na corrida ao Planalto.

Ao longo do trajeto, Sartori entrou em uma borracharia e em um salão de beleza, conversando com manicures e clientes. Também tomou cafezinho em um estabelecimento comercial. Seu discurso não é de vitória:

- Amanhã é o que decide - afirmou.

Já entre os correligionários, o clima é distinto e corresponde ao sorriso que o candidato esboçava nesta manhã: dão como certa a vitória do peemedebista para assumir o Palácio Piratini.

Depois da atividade em Cachoerinha, Sartori seguiu para Alvorada. No lugar da carreata prevista, o candidato fez uma passeata, percorrendo o comércio local. Vários eleitores fizeram selfies com o candidato. A militância estava mais presente em comparação com Cachoeirinha, e com mais manifestações de apoio a Aécio Neves. Um participante estava com a capa da Veja sobre a camiseta.

Caminhada em Porto Alegre foi último compromisso público

O último compromisso público de Sartori foi uma caminhada no bairro Glória, na Capital, com saída da Avenida Oscar Pereira. Em aproximadamente meia hora, o candidato passou por ruas cumprimentando moradores e comerciantes. Quando viu que o trânsito estava interrompido por causa da caminhada, olhou para trás e avisou a militância, que empunhava bandeiras suas e de Aécio Neves (PSDB):

- Não deixa trancar a rua.

Ao longo do percurso, também tirou fotos e conversou com eleitores. A uma menina e a uma senhora, que exibiam a pele vermelha na tarde abafada, sugeriu:

- É bom passar um cremezinho, um protetor solar.

Já no final da passeata, quanto perguntado por ZH sobre qual era sua expectativa para a votação, o peemedebista preferiu a cautela:

- Temos uma boa perspectiva.

Caminhadas nos bairros Restinga e Lomba do Pinheiro foram canceladas para que Sartori se dedique à agenda reservada e fique com a família no fim do sábado. No domingo, o candidato dará entrevistas pela manhã e, por volta do meio-dia, viajará a Caxias do Sul para votar.

 
Sartori caminhou junto com eleitores na Capital | Foto: Eduardo Rosa/Agência RBS

Acompanhe a apuração do segundo turno em tempo real a partir das 17h

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias