Eleições 2014



Corrida ao Planalto

Aécio e Dilma trocam farpas em último debate antes do 2º turno

Na discussão, estiveram temas como a reportagem publicada nesta sexta pela Veja, financiamento do porto de Cuba, inflação e nível de emprego

24/10/2014 - 23h55min

Atualizada em: 24/10/2014 - 23h55min


Juliana Bublitz
Juliana Bublitz
Enviar E-mail





Ricardo Duarte / Agencia RBS
Último debate entre Aécio Neves e Dilma Rousseff foi marcado por ataques dos dois candidatos

Diante de milhões de espectadores, os candidatos à Presidência da República travaram nesta sexta, nos estúdios da TV Globo, no Rio, o último e decisivo confronto antes da votação de domingo. Frente a frente, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) dividiram o palco em forma de arena e partiram para o tudo ou nada. Voltaram a se atacar, com direito a tiradas irônicas e a lapsos de nervosismo.

A tensão esteve presente do início ao fim, amplificada pelas pesquisas divulgadas nos últimos dias e pela radicalização das posições políticas nas redes sociais e nas ruas. Quando posaram para fotógrafos antes do início do programa, ambos trocaram cumprimentos constrangidos. Repetiram o gesto a pedido dos profissionais sem muita convicção. E foi só. Mal se olharam.

Nem a presença de 70 eleitores indecisos, selecionados pelo Ibope para fazer perguntas, amenizou o clima de guerra. O tom agressivo ficou claro já na primeira questão, elaborada pelo ex-governador de Minas.

Veja como foi a cobertura do debate feita por ZH, minuto a minuto
Veja se o que Aécio e Dilma disseram no debate é verdade

Sem desviar os olhos da adversária, Aécio afirmou que a atual campanha entrará para a história "como a mais sórdida já feita" e acusou o PT de atacá-lo. Depois, citou a revista Veja desta semana, que traz uma reportagem com declarações atribuídas ao doleiro Alberto Youssef contra Dilma e o ex-presidente Lula. Conforme a revista, cuja publicação foi antecipada em um dia, os dois teriam conhecimento dos supostos desvios ocorridos na Petrobras.

Visivelmente irritada, a petista rebateu com firmeza. Acusou o periódico de fazer oposição sistemática a seu governo e sugeriu que uma tentativa de "golpe eleitoral" estaria em curso. 

- O povo não é bobo, candidato. O povo sabe que está sendo manipulada essa informação, porque não foi apresentada nenhuma prova. Eu irei à Justiça para me defender - disse Dilma.

Aécio retrucou lembrando que, quando alguém opta pela delação premiada, como fez Yousseff, sabe que só terá benefícios "se apresentar provas".

Leia as últimas notícias sobre as Eleições 2014

A corrupção voltou ao centro da discussão em vários outros momentos, em diferentes perguntas. Um deles ocorreu quando a assistente de compras Adriana Pereira dos Santos, 40 anos, quis saber o que os concorrentes planejam para acabar com os desvios de verbas públicas. Adriana era uma das eleitoras presentes sem voto definido.

Caminhando no cenário, Dilma reconheceu que "a lei é branda". Em seguida, enumerou cinco medidas de combate à impunidade que pretende adotar se for reeleita e disse ter orgulho da autonomia da Polícia Federal.

Na réplica, Aécio criticou a rival por não ter colocado as ações em prática antes e concluiu sua fala com uma frase que arrancou aplausos dos apoiadores - e protestos do mediador William Bonner.

- Adriana, existe uma medida para acabar com a corrupção: vamos tirar o PT do governo - afirmou o mineiro, virando as costas para Dilma.

A candidata reagiu, afirmando que "quem fala é o representante do partido que tinha a prática de engavetar tudo quanto era investigação". 

- Isso levou o Brasil a ter um conjunto de julgamentos que ninguém nunca viu, nem deu fé - concluiu Dilma.

Nos bastidores, o burburinho tomou conta da sala de imprensa, onde mais de uma centena de jornalistas acompanhava o programa. Foram duas horas de embate sem trégua. O único momento de descontração ocorreu quando Dilma se atrapalhou ao conversar com um eleitor indeciso e o chamou de candidato. Os jornalistas caíram na gargalhada.



Veja como os eleitores comentaram o debate:




OS DEBATES NO RS
Terça-feira, dia 14:
Rádio Gaúcha - saiba como foi
Terça-feira, dia 14: TV Pampa - saiba como foi
Quinta-feira, dia 16: Band - saiba como foi
Sexta-feira, dia 17: SBT - saiba como foi
Domingo, dia 19: Rede Record - saiba como foi
Quarta-feira, dia 22, às 13h30min: Rádio Guaíba - saiba como foi
Quinta-feira, dia 23, às 22h30min: RBS TV - saiba como foi

OS DEBATES NACIONAIS
Terça-feira, dia 14:
Band - saiba como foi
Quinta-feira, dia 16: SBT - saiba como foi
Domingo, dia 19, às 22h15min: Rede Record - saiba como foi
Sexta-feira, dia 24, às 22h30min: Rede Globo

Leia todas as notícias sobre as Eleições 2014
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias