Vida



Álcool na medida certa

Beber moderadamente depois dos 60 anos pode ajudar a melhorar a memória

Se consumido moderadamente, o álcool também foi relacionado a um maior volume no hipocampo, a região do cérebro responsável pela memória.

23/10/2014 - 17h31min

Atualizada em: 23/10/2014 - 17h31min


Para pessoas com 60 anos ou mais que não têm demência, o consumo de álcool moderado está associado com uma melhora da memória episódica - a capacidade de recordar acontecimentos específicos -, indica um estudo realizado pelas universidades do Texas e de Maryland, nos Estados Unidos.

Abuso de álcool por jovens pode causar hipertensão mais tarde

Se consumido moderadamente, o álcool também foi relacionado a um maior volume no hipocampo, a região do cérebro responsável pela memória.

O estudo se baseou em dados de mais de 660 pessoas que responderam questionários sobre o consumo de álcool, passaram por uma bateria de exames neuropsicológicos e realizaram ressonância magnética de seus cérebros.

Pesquisas semelhantes realizadas com animais sugerem que a ingestão de bebidas alcoólicas promove a geração de novas células nervosas no hipocampo. Além disso, pode aumentar a liberação de substâncias químicas relacionadas com a capacidade cognitiva, ou processamento de informações.

Os benefícios, segundo os pesquisadores, valem para o consumo moderado de álcool. Segundo eles, abusar da bebida em determinadas ocasiões é prejudicial para o cérebro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias