Eleições 2014



Geografia do voto

Cidades com maior nível educacional mudaram de lado

PT era mais forte que PMDB e PSDB em municípios com maior média de pessoas com Ensino Superior, mas tendência depois se inverteu

01/10/2014 - 04h05min

Atualizada em: 01/10/2014 - 04h05min


Marcelo Gonzatto
Marcelo Gonzatto
Enviar E-mail
Ilustração / Arte ZH

Uma comparação entre o desempenho nas urnas dos dois candidatos mais votados ao governo do Estado em cada uma das últimas cinco eleições revela uma mudança de perfil no eleitorado gaúcho.

Em meados dos anos 90, as candidaturas do PT eram mais fortes em cidades maiores, como a Capital, onde o nível de escolaridade da população também é mais elevada. Na década seguinte, porém, os petistas aumentaram usa influência em regiões com menos anos de ensino, enquanto PMDB e PSDB passaram a prevalecer em cidades com maior proporção de Ensino Superior.

O que influencia o voto dos gaúchos para governador
Municípios com  Bolsa Família votam mais no PT
Mapa mostra mudança na distribuição das votações

As cidades em que Olívio Dutra venceu Antônio Britto em 1998, por exemplo, têm proporção média de 8% da população com Ensino Superior, contra 5,6% daquelas onde o peemedebista foi o preferido. Esse padrão se inverteu nas duas eleições seguintes, quanto Germano Rigotto (PMDB) e Yeda Crusius (PSDB) bateram Tarso e Olívio em municípios com média de anos de ensino mais alta. Em 2006, por exemplo, Yeda venceu em municípios com proporção média de 6% da população com Ensino Superior, contra 5% daquelas onde Olívio prevaleceu.

A eleição de Tarso, em 2010, inverteu novamente esse padrão - ao ganhar no primeiro turno, o petista voltou a registrar preponderância em municípios com melhor escolaridade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias