Entretenimento



Jeca mexicano

Cinebiografia do comediante Cantinflas estreia nesta quinta-feira

Superprodução mexicana é irregular, mas tem ótima atuação do espanhol Óscar Jaenada

23/10/2014 - 10h02min

Atualizada em: 23/10/2014 - 10h02min


Daniel Feix
Daniel Feix
Enviar E-mail
Paris Filmes / Divulgação
Óscar Jaenada como Cantinflas

Mario Moreno era um grande improvisador, especialmente quando se dedicava a brincar com as palavras. Seu próprio nome artístico, Cantinflas, surgiu a partir de uma provocação vinda da plateia de um teatro popular, no início de sua carreira - "En la cantina, inflas!", teria gritado um espectador, dirigindo-se ao artista (sendo "inflar" algo como "encher a cara").

Isso no México dos anos 1920. Dali até a década de 1980, poucos humoristas tiveram tanta popularidade - em casa e além das fronteiras de seu país. Cantinflas, superprodução mexicana que estreia nesta quinta-feira no circuito, recupera os principais momentos dessa trajetória, de um jeito careta e um tanto oficialista, mas com ótima atuação do galã espanhol Óscar Jaenada.

O ator encarna o personagem em seus inúmeros trejeitos, incluindo a compleição física do jeca Peladito, uma espécie de vagabundo chapliniano com algum complexo de inferioridade mas sem travas nos comentários que profere. A narrativa revê a carreira de Cantinflas desde o princípio até a consagração em Hollywood, quando ganhou o Globo de Ouro de melhor ator cômico por A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956).

Cantinflas ainda levaria seu Peladito a outra produção norte-americana (Pepe, de 1960), mas seu lugar era no México, onde tinha liberdade para gerenciar seus projetos e se sentia amado de maneira irrestrita pelas massas. É ao citar as razões para o comediante não seguir carreira nos EUA que o diretor Sebastian del Amo escancara a reverência exagerada para com seu personagem - embora, antes disso, tenha abordado o quanto a fama mexeu com o sujeito de origem humilde que passou a ter um país a seus pés.

Outro problema do filme é deixar de lado o caráter político de Peladito, que com suas ousadas brincadeiras era capaz de destituir intelectuais e burgueses de sua pose de superioridade, para a desforra do povão que o venerava. Em compensação, não faltam citações anedóticas, que envolvem nomes como Elizabeth Taylor e Charlie Chaplin, para quem o mexicano era nada menos do que "o maior comediante do mundo".

Quem foi Cantinflas

Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes (1911 - 1993), o Cantinflas, foi o humorista mais popular do México, uma espécie de Amácio Mazzaropi do país - por lá, chegou a ser conhecido como o "Chaplin mexicano".

De origem humilde, trabalhou como engraxate e taxista e chegou a atuar como toureiro e até pugilista. A carreira artística começou quando era auxiliar de serviços gerais em um teatro popular e, certa noite, acabou chamado para substituir seu mestre de cerimônias.

Seu personagem Peladito, pobretão com jeito de interiorano, tinha caráter político, o que o levou a ser associado, também, a Grouxo Marx.

Atuou nos palcos e no cinema. Em cinco décadas, apareceu em mais de 50 filmes, a grande maioria deles produzida por sua própria companhia, no México.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias