Vida e Estilo



Pra não passar calor

Como se vestir bem para trabalhar no verão?

Especialista lista dicas e looks para unir conforto e estilo na estação mais quente do ano

24/10/2014 - 11h20min

Atualizada em: 24/10/2014 - 11h20min


Felipe Martini
Enviar E-mail
Divulgação / Divulgação

Vem chegando o verão, época de sol, praia, piscina e calor. Porém, para os que trabalham nos meses de maior temperatura, o desafio é suado: escolher roupas confortáveis sem prejudicar o estilo para atender o dress code de trabalho. A produtora de figurino Caroline Scortegagna preparou quatro looks para homens e mulheres, unindo tecidos leves e claros. Confira as dicas:

Para os homens (looks Richard)

Opte por peças que sejam feitas a partir de tecidos naturais, como linho ou o algodão. Eles são mais leves. Sempre opte por tons claros, já que, como sabemos, eles filtram mais o calor. Quem não quer sair por aí usando a cartela dos nudes deve apostar em tons mais claros de azul, cinza, vermelho e verde. Fugir do preto não é um mito. Fora isso, quanto menos sintético o material, mais transpiração e menos calor. Isso é essencialmente importante na escolha dos sapatos, por exemplo.

Aposte nas calças chino. Com modelagem leve, pode ser usada dobrada na altura do tornozelo e normalmente são feitas com tecido 100% algodão - que, por ser natural, é mais fresquinho. A peça se presta a ser usada com sapato sem meia, como topsider ou mocassim. Essas calças combinam perfeitamente com camisa social colocada para dentro das calças e acompanhada de um cinto (de couro, para sapatos mais clássicos, e de cordas, para sapatos mais casuais), deixando a composição mais sóbria.

Caso o homem necessite usar um traje mais formal, o mesmo modelo de calça pode vir acompanhado por camiseta clara em malha de algodão e paletó de linho ou por camisa leve e paletó de sarja de algodão.

Sem energia? Como recarregar as baterias do corpo durante o dia

Para as mulheres (looks Cantão)

Nada de pensar no curto e decotado. Pouco pano não significa menos calor. Vestidos longos ou a composição saia e blusa são uma boa opção. Escolha tecidos como a seda (sem brilho), que são leves e fluidos e permitem que a pele respire. Nos pés, aposte em uma boa sandália de couro.

Outra opção é investir na combinação de uma calça larga (como a pantalona) com uma camisa leve, combinada com uma regata para evitar a transparência excessiva. Mais uma vez, fuja dos materiais sintéticos. A modelagem dessas peças, por não ser justa, permite que a pele respire. Roupa justa só piora a sensação térmica de calor! O ideal é usar sandálias de salto alto, mas, se for optar por algo baixo, fica mais bonito combinar os looks com sapatilhas ou sandálias que não sejam tão abertas.

Cinco dicas para acordar melhor

Veja outras dicas úteis para o verão:

Para eles

- Substitua camisas sociais de tricoline por camisas de linho ou 100% algodão;

- Opte por tons claros. Para quem é obrigado a usar terno, lembre cinza claro está na moda;

- Ternos de lã fria são mais leves por não serem sintéticos;

- O blazer de linho é uma boa pedida para ser usado com jeans e pode ser combinado com camiseta.

Para elas

- No ambiente profissional, evite blusas de alças finas e com sutiãs à mostra. Substitua-os por camisas leves, de crepe, por exemplo;

- Vestidos na altura do joelho, sem muito decote e com corte reto, são sempre uma ótima opção;

- Use sempre cores claras, porque elas ajudam a filtrar o calor;

- Aposte modelagem ampla: nada de roupa justa. O vestido bandage vai fazer você suar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias