Tecnologia



M-commerce

Compras por mobile crescem no Brasil; saiba como comprar com segurança

Número de brasileiros que já realizou uma compra por tablets e smartphones chegou a 67% neste ano, contra 57% no ano passado

01/10/2014 - 16h40min

Atualizada em: 01/10/2014 - 16h40min


Spencer Platt / Getty Images

O número de brasileiros que já realizou uma compra por meio de dispositivos móveis - tablets e smartphones - chegou a 67% neste ano, segundo uma pesquisa realizada pela Mobi.life. No ano passado, esse percentual era de 57%.

O número parece alto, e mesmo que você prefira o PC ao smartphone para comprar um tênis pela internet e nunca tenha usado um tablet para comprar um livro novo, você pode fazer parte dessas estatísticas. Pelo menos algum aplicativo no Google Play ou App Store você já pode ter comprado, não é? Por isso, é importante saber como se comprar com segurança.

Testamos se realmente há vantagem em comprar livros na Amazon
Amazon começa a vender livros físicos no Brasil

Segundo a pesquisa, entre os entrevistados que já realizaram compras mobile, 60% usaram os sites de lojas, 37% compraram por meio de serviços intermediários como Paypal, Buscapé e PagSeguro, 32% utilizaram as lojas de aplicativos, 24% optaram por aplicativos de compra e outros 10% compraram, por meio de SMS, conteúdo de futebol e horóscopo, por exemplo.

Os produtos considerados mais adequados para compras ou pagamentos móveis são ingressos (61%), conteúdos virtuais (55%), eletrônicos (52%), CDs, livros e DVDs (47%) e delivery de comida (44%).

Enquanto 46% dos entrevistados afirmam que optaram por uma compra mobile por acharem o meio mais prático, 69% ainda preferem utilizar o computador para compras, ou por não acharem a plataforma segura (43%), ou por acharem o site desconfigurado para celular (32%).

Entre os fatores que fazem os usuários se sentirem mais seguros na hora de uma compra mobile, segundo a pesquisa, estão a confiança na marca do site, aplicativo ou loja de aplicativo (80%), as formas de pagamentos aceitas (56%), termos de segurança publicados no site ou app (47%), comentários de outros usuários (39%), digitação de senha pessoal (37%), reconhecimento biométrico (20%), reconhecimento visual por imagem (15%) e reconhecimento por voz (12%).

Como se proteger?

Conversamos com o diretor de Marketing e Produto da empresa de pagamentos móveis Pagtel, Felipe Lessa, que deu dicas sobre como fazer compras com segurança:

- O primeiro e mais importante é avaliar se a empresa tem um selo de segurança de dados. Esta é uma exigência de operadoras de cartão de crédito para sites que transacionam dados sigilosos de usuários. Vale ver também se a empresa contratou um parceiro de pagamento, como Paypal ou PagSeguro, por exemplo.

- Valem também os mesmos cuidados para fazer uma compra online a partir de um PC: verifique no navegador se a loja tem cadeado de segurança, se o protocolo é seguro (o início da URL é https, em vez de http).

- Pesquise: procure se a loja possui selo de qualidade, se é respeitada. Se for uma marca que você não conhece, o cuidado deve ser dobrado. Procure indicações na internet, fóruns, sites de reclamação de consumidores, para ver se a empresa tem histórico de problemas de segurança, fraude ou atraso na entrega.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias