Vida



De olho na saúde

Dia Mundial da Osteoporose alerta para perigo da doença entre homens

A doença se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos e acomete principalmente os mais velhos

20/10/2014 - 18h53min

Atualizada em: 20/10/2014 - 18h53min


Jean Pimentel / Agencia RBS

Para combater o subdiagnóstico da osteoporose no sexo masculino, os homens são o foco da campanha internacional "Ame seus ossos", pelo Dia Mundial da Osteoporose, nesta segunda-feira. A doença se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos e acomete principalmente os mais velhos. Essa é uma iniciativa da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF em inglês), que conta com o apoio global de diversas instituições.

Alimentos gordurosos prejudicam mais os homens do que as
mulheres

A fundação divulgou, em outubro, dados que mostram que um terço de todas as fraturas de quadril no mundo ocorrem em homens, com taxa de mortalidade até 37% no primeiro ano após a fratura - o que significa duas vezes mais que a de mulheres. O estudo também revela que 89% dos adultos brasileiros não estão cientes de quão comum são as fraturas causadas pela osteoporose em homens mais velhos. Com um em cada cinco homens com mais de 50 anos de idade afetados, os dados confirmam que, apesar de comum e debilitante, a osteoporose ainda é um problema de saúde subestimado e negligenciado.

Entenda como homens e mulheres sofrem com o estresse

Para o chefe do Departamento de Medicina Interna do Instituto Nacional do Câncer, Salo Buksman, que atende muitos casos de homens em estágio avançado da doença, a campanha é muito relevante para garantir o tratamento antes da primeira fratura.

- Os homens, a sociedade em geral e mesmo os médicos têm um conceito equivocado de que a osteoporose é uma doença feminina. Há muitos homens com osteoporose, sobretudo depois dos 70 anos. Como o indivíduo não é ciente desse fato, não busca o diagnóstico e só fica sabendo que tem a doença depois da primeira fratura - explica o médico.

O ortopedista esclareceu que homens com mais de 70 anos devem fazer o exame de densitometria óssea, que detecta a osteoporose, pelo menos uma vez. O tratamento consiste basicamente em ingestão de cálcio, vitamina D e outros remédios de combate à doença.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos, o risco de osteoporose em homens é 27%, enquanto o de câncer de próstata é 11%, doença mais alardeada em campanhas voltadas para os homens. As formas de prevenção valem para ambos os sexos.

A pesquisa ainda constatou que, no Brasil, 89% dos entrevistados, e 90% de todos os entrevistados do sexo masculino com mais de 50 anos, subestimou o risco de um homem sofrer uma fratura ou disseram que não sabiam quase nada sobre este assunto. Isso indica que milhões de homens no Brasil, assim como em outras partes do mundo, continuam a ignorar a vulnerabilidade a que estão sujeitos, com risco fraturas, dor, perda de mobilidade e morte prematura, segundo a fundação.

*ZH com Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias