Esportes



Prioridades

Dunga explica escolha por jogadores que atuam fora: "Momento de ceder"

Técnico não chamou nenhum jogador de clubes brasileiros

23/10/2014 - 16h01min

Atualizada em: 23/10/2014 - 16h01min


Rafael Ribeiro / CBF

A comissão técnica da Seleção Brasileira decidiu não interferir na reta final das duas principais competições nacionais do país. Para evitar que os clubes fossem prejudicados em momentos decisivos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, nenhum atleta que atua no futebol nacional foi chamado para os amistosos contra Turquia e Áustria, em novembro. Para Dunga, a opção foi por respeitar a importância do momento para as equipes.

Dunga confirma cartilha, mas minimiza: "Não proíbo nada, faço sugestões"

- Não é que dessa vez nós pensamos nos clubes brasileiros. Nós sempre pensamos, mas temos que pensar na Seleção e no futebol brasileiro. Mas cada momento é especial. Mantivemos contato com vários treinadores e presidentes. Temos contato com Levir Culpi, Marcelo Oliveira, Fábio Koff. Abrimos mão de alguns jogadores para dar oportunidades para outros que estão lá fora e não temos muitas chances de observar. O Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil estão chegando ao final, era o momento de cada um ceder um pouco - explicou o técnico.

Dunga admitiu que a impossibilidade de chamar jogadores que já estavam integrados à base da Seleção prejudica o planejamento, mas, por outro lado, permite que sejam observados novos nomes.

- O treinador da Seleção sempre tem uma situação complicada, porque você tem pouco tempo de treinamento e poucos jogos. Quando nos encaminhamos para ter uma estrutura, teve essa situação que temos que entender e entrar com a nossa parcela de sacrifício. Assim como os clubes brasileiros vieram ao encontro da Seleção, chegou o momento da Seleção ir ao encontro dos clubes. Isso nos dá a oportunidade de observar outros jogadores, e criar uma competitividade muito alta dentro da Seleção entre os jogadores que estão e que podem vir no futuro. Gostaríamos de manter a mesma base. Seguramente os jogadores vão se dedicar para que a Seleção mantenha o nível ou vá até melhor que nos últimos quatro jogos - analisou.

Os jogos contra Turquia (12 de novembro, em Istambul) e Áustria (18 de novembro, em Viena) são os últimos da Seleção Brasileira na temporada. Em 2015, o Brasil terá duas competições oficiais pela frente: a Copa América, no Chile, e a parte inicial das Eliminatórias da Copa do Mundo.

Em gráfico, confira todos os jogadores convocados por Dunga:

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias