Vida e Estilo



Mudadores de mundo

Encontro em Porto Alegre quer criar novas formas de resolver problemas sociais

Evento Colisão vai reunir neste sábado pessoas interessadas em criar novas ferramentas e soluções para mudar o mundo

24/10/2014 - 14h26min

Atualizada em: 24/10/2014 - 14h26min


Reprodução / Projeto X
Projeto X reúne pessoas interessadas em criar novas formas de resolver problemas sociais em seis cidades

Pessoas interessadas em mudar o mundo estão se reunindo em seis cidades brasileiras para discutir novas formas de resolver problemas sociais. Porto Alegre é uma delas. Autointitulados "mudadores do mundo", essas pessoas vão se encontrar neste sábado para formar um "laboratório de inovação social" na cidade a partir de um grupo diverso e heterogêneo.

- Essa é uma iniciativa de organizações de São Paulo, de vanguarda de mobilização social no Brasil, para criar um novo modelo de laboratório de inovação social para ser implantado em seis cidades do Brasil. A ideia é criar uma nova forma de gerar inovação social, de criar novas maneiras de resolver problemas sociais - explica Igor Oliveira, sócio da Semente Negócios e um dos organizadores da iniciativa na cidade.

Estudante gaúcha vai a Harvard apresentar projeto ambiental
Bairro Floresta passa por revalorização que desperta potencial cultural

O evento em Porto Alegre, chamado de Colisão, faz parte do Projeto X, que está realizando iniciativas semelhantes e promovendo o encontro de jovens em seis cidades - além de Porto Alegre, participam Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Manaus e Recife. Esses encontros ainda são um experimento. Da conversa que sairá neste sábado é que se decidirão os rumos do movimento, quais os problemas sociais que serão combatidos e de que forma isso vai acontecer.

- Queremos reunir pessoas que normalmente não conversam, buscar a inovação pela diversidade. Estamos buscando pessoas com os mais diversos backgrounds: formação, faixa de renda, territórios. É mais uma intenção de entender como se faz inovação social. Até agora, eram sempre as mesmas pessoas, as agendas muito dominadas pelos mesmos grupos. A ideia é romper com isso, arejar - justifica Igor.

Leia as últimas notícias de Porto Alegre em Zero Hora

O grupo, até agora, está bastante plural, segundo Igor. Entre as 30 pessoas que já confirmaram presença estão artista, ativistas e pessoas que trabalham no setor privado. Essas pessoas, porém, ainda não tem um objetivo definido - não sabem o que vão criar nem quais problemas irão combater.

- Nós estamos dando um tiro no escuro. Queremos abrir ao máximo esse momento e deixar surgir algo novo. As pessoas que estão envolvidas nesse processo de mudança social se repetem demais, nós vamos tentar tentar achar algo diferente - diz Igor.

O evento ocorre neste sábado, às 14h, na Avenida Cristóvão Colombo, 100, bairro Floresta, em Porto Alegre. O encontro não obriga inscrição prévia, mas os interessados podem se cadastrar através de um formulário na internet.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias