Porto Alegre



Badaladas pela eternidade

Escultura em homenagem ao xerife da Feira do Livro é instalada na Rua dos Andradas

Autor da obra é o escultor João Bez Batti, que tem ateliê em Bento Gonçalves

30/10/2014 - 09h47min

Atualizada em: 30/10/2014 - 09h47min



Carlos Macedo / Agencia RBS
Peça foi colocada na Rua dos Andradas, entre a Caixa Econômica Federal e o Shopping Rua da Praia

A escultura em homenagem ao xerife da Feira do Livro, José Júlio La Porta, foi instalada na manhã desta quinta-feira na Rua dos Andradas, em frente à Caixa Econômica Federal e ao Shopping Rua da Praia, no centro de Porto Alegre. A peça veio de Bento Gonçalves, onde fica o ateliê do escultor João Bez Batti, autor da obra.

Sino é representado com badalo à mostra, lembrando um útero ou um ouvido 
Foto: Carlos Macedo

La Porta atuou ao longo de 35 anos na área da Praça da Alfândega. A obra representa a sineta que o xerife tocava na feira. Bez Batti, 74 anos, levou meses para ter uma ideia para o trabalho. Depois, passou 90 dias desbastando a pedra de 600 quilos de basalto sanguíneo. Ao final, o sino esculpido, com seu badalo interno à mostra como se fosse a visão de um útero ou de um ouvido, pesava 150 quilos.

- O que mais me cansa não é quando estou batendo na pedra, e sim quando estou pensando. De tanto rabiscar no papel, surgiu a ideia - relata Bez Batti, que não conheceu La Porta pessoalmente.

 
Escultor João Bez Batti ao lado da sua obra
Foto: Carlos Macedo

Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre 

A homenagem ocorre na véspera da próxima Feira do Livro, que começa na sexta-feira. La Porta morreu em outubro do ano passado, aos 80 anos, um mês antes da 59ª Feira do Livro, que deveria abrir com suas tradicionais badaladas. Na feira do ano passado, a Câmara Rio-Grandense do Livro já preparava uma homenagem, mas não divulgava o que seria.

- Eu pensava: a gente tem que ter um sino nessa praça. O La Porta era um cara que praticamente morava na praça. No tempo em que não tinha guardas na feira, era ele que cuidava de tudo. Além da homenagem a ele, será a primeira vez que Porto Alegre terá uma obra do Bez Batti - disse o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marcos Sena.

 
Escultor (D) ajudou na instalação da obra na Rua dos Andradas
Foto: Carlos Macedo


MAIS SOBRE

Últimas Notícias