Grêmio



Olho na Libertadores

Grêmio de 2013 é modelo para time de Felipão buscar vaga no G-4

Equipe tem de melhorar seu ataque, hoje um dos piores do Brasileirão

31/10/2014 - 06h03min

Atualizada em: 31/10/2014 - 06h03min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Luís Henrique Benfica
Luís Henrique Benfica
Enviar E-mail

 
 
Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

IOS

Android

*ZHEsportes

Lauro Alves / Agencia RBS

O Grêmio de 2013 era mais efetivo do que o deste ano. A sete rodadas do encerramento do Brasileirão, já estava com folga dentro do G-4. E acabaria vice-campeão. O time de 2014, hoje em sétimo lugar, ainda pena para garantir vaga na Libertadores.

Enquanto Rhodolfo segue fora, Felipão esconde time do Grêmio

São dois pontos a menos na comparação entre as campanhas ao final da 31ª rodada (51 a 53), mas a principal diferença está no ataque. Em parte, o déficit se explica pela quantidade de gols. No ano passado, foram 37 em 31 rodadas, média de 1,2 por jogo.

Em clima de descontração, Edinho simula soco em Pará

Agora, com 26 marcados no mesmo período, a média caiu para 0,9. Trata-se do quarto pior ataque do Brasileirão - à frente só de Criciúma, Sport e Bahia. Em 2013, a situação era um pouco melhor: o 11º time que mais balançava as redes.

Grêmio tem desempenho de vice-líder com Zé Roberto na lateral

A distribuição de gols no grupo também surge como explicação para o fraco desempenho ofensivo. A responsabilidade agora recai, quase toda, nos ombros de Barcos.

O argentino marcou 13 vezes no campeonato, exatamente a metade do total da equipe. Os outros 13 foram feitos por oito jogadores - sendo que dois deles, Rodriguinho e Maxi Rodríguez, não fazem mais parte do plantel de Felipão. O que só comprova a dependência em relação ao camisa 9.

Relembre oito casos de discussões em treinos de futebol

No Brasileirão do ano passado, Barcos também foi artilheiro. Até a 31ª rodada, marcou oito vezes. Só que o auxílio dos colegas era maior: os 37 gols do time estavam distribuídos entre 14 jogadores.

Não fosse pela solidez defensiva, dificilmente o Grêmio ainda estaria brigando por vaga no G-4. Neste quesito, de fato, houve evolução. Foram apenas 18 gols sofridos, o que dá ao time a melhor defesa do Brasileirão. Ano passado, levou 30 gols em 31 jogos: era o terceiro time menos vazado.

Técnicos gaúchos analisam o estilo de jogo do Grêmio

A filosofia defensiva, no entanto, prevalece da mesma forma que no ano passado. Com Renato, que assumiu na 6ª rodada do Brasileirão, a formação tática na maior parte dos jogos foi um 3-5-2 com três zagueiros e três volantes - com variação para um 4-3-3 com três marcadores e três atacantes.

Agora, Felipão, que pegou o time na 14ª rodada, joga com dois zagueiros e dá preferência a um meio-campo com três volantes. Mas pela necessidade de somar três pontos contra o Vitória, sábado, às 18h30min, na Arena, deverá abdicar desta formação e escalar três meias: Luan, Dudu e Fernandinho. Tudo para melhorar a média de gols e seguir vivo na briga pelo G-4.


Não deixe de conferir a página do Gremista ZH de cara nova


MAIS SOBRE

Últimas Notícias