Notícias



Crítica

Grevistas do Banrisul protestam em frente à Zero Hora, na Ipiranga

Funcionários que mantêm paralisação desde 30 de setembro criticaram coluna de Paulo Sant'Ana publicada na quinta-feira

24/10/2014 - 11h03min

Atualizada em: 24/10/2014 - 11h03min


Bruno Alencastro / Agencia RBS
A categoria reivindica, entre outras coisas, um reajuste salarial de 12,5% e piso de R$ 2.979,25

Funcionários do Banrisul ligados ao Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul (SindBancários) protestaram na manhã desta sexta-feira em frente à Zero Hora, na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre. Com cadeiras de praia, cangas, protetor solar e toalhas, eles se manifestaram de forma "irônica e bem humorada", conforme o presidente da entidade, Everton Gimenis. 

Leia a coluna de Sant'Ana que motivou o protesto

A manifestação é contra uma publicação do colunista Paulo Sant’Ana, que classificou a mobilização como "vagabundagem" e disse que "milhares de funcionários devem estar veraneando no Litoral e na Serra". Na ZH desta sexta-feira, o colunista concedeu, em seu espaço, um direito de resposta aos grevistas.

Sant'Ana concedeu espaço para os bancários nesta coluna

- Viemos ironizar o que ele disse, foi uma afronta à classe trabalhadora. Uma greve não é fácil, as pessoas arriscam seus empregos. Temos uma luta histórica, ajudamos a derrubar a ditadura militar - afirma Gimenis.

Como forma de ironia, os manifestantes jogaram frescobol, praticaram ginástica aeróbica, tomaram banho de sol e fizeram um churrasco. Parte dos servidores do Banrisul está paralisada desde o dia 30 de setembro.

A categoria reivindica reajuste salarial de 12,5%, piso de R$ 2.979,25, fim das metas abusivas e das demissões, Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários, auxílio-educação para graduações e pós-graduações e prevenção contra assaltos e sequestros.

Veja imagens do protesto:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias