Eleições 2014



Geografia do voto

Mapa mostra mudança na distribuição das votações

PT, PMDB e PSDB alternaram períodos de predominância nas diferentes regiões do Estado

01/10/2014 - 04h03min

Atualizada em: 01/10/2014 - 04h03min


Marcelo Gonzatto
Marcelo Gonzatto
Enviar E-mail
Ilustração / Arte ZH

Nos últimos 20 anos, as eleições para governador promoveram duelos históricos entre petistas e peemedebistas ou tucanos no Rio Grande do Sul - levando-se em conta os dois primeiros colocados ao fim dos primeiros turnos. Uma análise das votações por município, porém, mostra que os petistas ganharam terreno de seus mais tradicionais adversários ao longo desse período, e por onde avançaram.

Em 1994, Olívio Dutra (PT) prevaleceu sobre Antonio Britto (PMDB) em apenas três dezenas de cidades localizadas em um arco formado pelas regiões Metropolitana, Norte e Missões. Nas eleições seguintes, observando-se o mapa eleitoral do Estado, a presença petista se tornou progressivamente maior e mais espalhada rumo ao Interior (confira no mapa interativo abaixo).

O que influencia o voto dos gaúchos para governador
Cidades com maior nível educacional mudaram de lado
Municípios com Bolsa Família votam mais no PT

Na revanche entre Olívio e Britto, em 1998, o PT reforçou suas posições na Metade Norte e avançou para a Metade Sul na votação de primeiro turno. Em contrapartida, o maior enclave de peemedebistas e tucanos, até 2006, se localizou no eixo formado por parte da Região Metropolitana, Serra e vales do Taquari e Caí.

Em 2010, porém, a supremacia de Tarso sobre Fogaça se estendeu a praticamente todo o Estado. Isso se deveu, em parte, ao fato de os votos da oposição terem se dividido entre o peemedebista e a tucana Yeda Crusius, que chegou ao final do primeiro turno em terceiro lugar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias