Vida e Estilo



Forever alone

Morando sozinho? Saiba como organizar as contas do mês

Especialista dá dicas de como pensar suas finanças pessoais e não passar perrengue

23/10/2014 - 15h48min

Atualizada em: 23/10/2014 - 15h48min


Felipe Martini
Enviar E-mail
Diego Redel / Agencia RBS
Economista mostra que dá para dispensar o miojo e passar bem apenas cuidando das contas do mês

Depois de anos vivendo sob o teto paterno, você se organizou financeiramente e conquistou a liberdade: morar sozinho. Mas nem tudo são flores, organizar as finanças pessoais pode ser um desafio para quem nunca morou por conta própria.

- O primeiro passo é observar as despesas como suas responsabilidades. A partir disso, torna-se mais fácil lidar com essas reponsabilidades se elas fizerem parte de um planejamento. A pessoa pode se planejar sabendo o quanto gasta de seu orçamento em diferentes itens, como lazer, gastos de casa, investimento em qualificação e economias para o futuro - afirma o economista e coordenador do Estúdio de Finanças Wilson Marchionatti.

10 coisas que você precisa saber quando vai morar sozinho... mas que é só procurar no YouTube

Segundo Marchionatti, é preciso uma organização de estilo de vida. Morar sozinho significa encarar desafios e construir sonhos de maneira autônoma e independente.

- Um sentimento comum de quem mora sozinho é a solidão. Esse sentimento pode levar a pessoa a cometer excessos de gastos com viagens, festas e aquisições para sentir-se menos só. Em outras pessoas, o sentimento pode despertar um momento de autoconhecimento e evolução pessoal e profissional, permitindo que a pessoa aproveite essa fase da vida com responsabilidade e bem-estar - destaca Marchionatti.

Em tempos de internet e aplicativos, quais são os papéis que devemos guardar?

- Recomenda-se guardar documentos importantes como Imposto de Renda, IPTU e IPVA por até cinco anos. Documentos que sejam relacionados a gastos no IR, como escola e saúde, também devem ser guardados por cinco anos. Despesas mais corriqueiras, como conta da luz e água, recomenda-se guardar por seis meses. Mas, caso essas contas façam parte de algum contrato de aluguel, recomenda-se que todas sejam guardadas até o fim do contrato.

O economista sugere o uso de uma tabela para controlar os gastos e contas. Para fazer o download de um modelo disponibilizado por ele, clique aqui.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias