Eleições 2014



Reta final

Mudança x continuidade: como foi o último programa dos candidatos à Presidência

Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) mostraram números de pesquisa e apostaram em depoimentos de artistas celebridades

24/10/2014 - 21h46min

Atualizada em: 24/10/2014 - 21h46min


Reprodução / null
Último programa eleitoral dos candidatos à Presidência na televisão foi veiculado nesta sexta-feira

Os últimos programas eleitorais dos candidatos à Presidência, veiculados na televisão na noite desta sexta-feira, estiveram polarizados entre duas palavras: mudança e continuidade.

O programa do candidato Aécio Neves (PSDB) iniciou com imagens de comícios realizados nas capitais brasileiras, seguidas de depoimentos de celebridades e artistas como Fagner, Wanessa Camargo, Sandra de Sá, Bruno e Marrone, Chitãozinho e Xororó e o jogador Neymar. No discurso de todos eles, a mensagem estava centrada na palavra "mudança".

AO VIVO: acompanhe a movimentação antes do debate entre Aécio e Dilma
Leia todas as notícias sobre as Eleições 2014

Foram apresentados os números da última pesquisa Istoé/Sensus, que o candidato mostra a frente de Dilma Rousseff (PT) - com 54,6% das intenções de votos contra 45,4% da petista.

Após a fala de Marina Silva, ex-candidata à Presidência pelo PSB, e de Renata Campos, mulher de Eduardo Campos, morto em agosto, Aécio se pronunciou com uma versão do hino nacional ao fundo. O candidato propôs a "libertação dos brasileiros", disse que o Brasil está movido por uma "onda de mudança" e que o presente "tem sido uma coleção de decepções".

Antes de terminar, o programa do candidato do PSDB falou a da reportagem de capa da revista Veja, que diz que Dilma e Lula sabiam do esquema de corrupção na Petrobras.

Dilma fala de continuidade

O programa da presidente e candidata à reeleição, Dilma, deu a largada com uma resposta à publicação da Veja, que seria "uma tentativa desesperada frente às pesquisas de intenção de voto veiculadas nesta semana". Em seguida, a coligação mostrou as pesquisas do Ibope e do Datafolha para a intenção de voto - nas duas a candidata aparece na frente de Aécio.

Em sua fala, Dilma destacou o "sentimento de continuidade" ao dizer que seu governo "não partirá do zero, mas de um Brasil mais forte". A candidata pediu o voto dos eleitores para "avançar e consolidar" as realizações de seu mandato. Lula seguiu na mesma linha:

- Dilma fez todas essas coisas em quatro anos. Imagina o que ela vai fazer com quatro anos a mais - disse o ex-presidente.

A candidata também apostou na imagem de celebridades e artistas em seu último programa. Entre eles, apareceram os músicos Otto, Beth Carvalho, Zeca Baleiro e Chico Buarque. O programa foi encerrado com a fala de Dilma que relembrou dificuldades que teve em sua trajetória, como a tortura na ditadura militar e um câncer.

- Tenho um vício de esperança. (...) Dou minha alma ao Brasil - disse Dilma.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias