Eleições 2014



Geografia do voto

Municípios com Bolsa Família votam mais no PT

Cidades mais sujeitas ao benefício tendem a votar em maior peso no partido do governo federal mesmo na eleição para governador

01/10/2014 - 04h06min

Atualizada em: 01/10/2014 - 04h06min


Marcelo Gonzatto
Marcelo Gonzatto
Enviar E-mail
Ilustração / Arte ZH

Os municípios em que o PT estadual leva vantagem sobre os adversários apresentam, em média, um percentual maior de famílias que recebem o Bolsa Família.

Na eleição de 2010, as cidades em que Tarso Genro superou José Fogaça no primeiro turno apresentam, em média, 16% das famílias cadastradas no benefício. Os municípios em que Fogaça foi superior ao petista registram média de 9,5%, conforme dados de 2014.

Entre outros fatores, isso pode estar relacionado, segundo a cientista política Céli Regina Pinto, com o fato de o PT ir melhor em municípios com renda média mais baixa - já que a pobreza é um dos critérios para ter direito de se incorporar ao programa criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2004.

O que influencia o voto dos gaúchos para governador
Mapa mostra mudança na distribuição das votações
Cidades com maior nível educacional mudaram de lado

A renda média das cidades em que Tarso ficou à frente do peemedebista quatro anos atrás é de R$ 821, enquanto os municípios que escolheram Fogaça no primeiro turno registram rendimento médio de R$ 943.

- Quando se tornou governo federal, o PT fez política social muito forte. O fato de ser governo e ter políticas sociais reforça a votação nas cidades mais pobres - argumenta Céli.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias