Entretenimento



Tiro, porrada e bomba

Nova série "Gomorra" conta história da máfia italiana; relembre cinco mafiosos da TV

Seriado será transmitido a partir de quarta-feira no canal de TV a cabo MAX

30/10/2014 - 23h25min

Atualizada em: 30/10/2014 - 23h25min


Emanuela Scarpa / Divulgação
Fortunato Cerlino vive Pietro Savastano, líder de um dos clãs mais poderosos da máfia italiana

Os fãs de histórias sobre máfia e crimes têm um prato cheio a partir da próxima quarta-feira. É quando estreia a série Gomorra, que conta a história de um grupo da Camorra, a máfia napolitana. A primeira temporada tem 12 episódios de uma hora e estreia em 5 de novembro no MAX, canal do pacote HBO MAX.

Inspirado no livro homônimo de Roberto Saviano, o seriado é quase todo gravado na Itália, onde se passam as histórias - há também cenas gravadas em Barcelona. Na trama, Pietro (interpretado por Fortunato Cerlino) é líder do Savastano, um dos clãs mais poderosos da Camorra, e tem tudo para se tornar o chefe do grupo. Seu braço direito é Ciro Di Marzio (vivido por Marco D’Amore). A partir daí, o roteiro envolve prisões, traições e muita violência.

Para já ir entrando no clima de Gomorra, relembre outros cinco mafiosos famosos da TV:

1. Tony Gordo, dos Simpsons

Totalmente inspirado na trilogia do Poderoso Chefão, Fat Tony (como é conhecida na versão original) consegue tudo que quer por meio de métodos violentos e imorais. É chefe do Clube dos Legitímos Homens de Negócios. Na 22ª segunda temporada do desenho animado, Tony Gordo morre e dá lugar a seu primo, chamado Tony Sarado.

2. Rodrigo Bórgia, de Os Bórgias

História real da dinastia Bórgia, lembrada pela corrupção, pelos assassinatos e pela corrupção, a série não é exatamente uma história de mafiosos no seu simbolismo mais famoso, mas mostra uma trama de muitas traições e malfeitos. Rodrigo Bórgia é o nome do Papa Alexandre VI, considerado por muitos o pior papa da história, conhecido por ter supostamente corrompido a sua eleição ao papado.

3. Nucky Thompson, de Boardwalk Empire

A série se passa em New Jersey durante a Lei Seca. Nucky Thompson, personagem vivido por Steve Buscemi é um líder político corrupto de dia e um gangster à noite. Ele maquia suas atrocidades (normalmente cometidas por capangas) com atos de caridade e uma personalidade simpática.

4. The Fixer, de Lillyhammer

Frank Tagliano, conhecido como The Fixer, é braço direito da máfia americana. Ele passa a ser protegido pela Justiça depois de testemunhar contra o novo chefe da organização. A partir daí, ele tem que incorporar uma nova personalidade e se mudar de cidade. O seriado, distribuído pelo Netflix, é um misto de drama, crime e comédia.

5. Vincent Savino, de Vegas

Na Las Vegas (ah, vá) da década de 1960, o mafioso Vicente Savino, especialista em jogos de azar, se muda de Chicago para começar a agir por contra própria. Chegando na nova cidade, tem que lidar com o xerife local, Ralph Lamb - inspirado em um personagem real, um fazendeiro que virou xerife em 1961. Vegas teve apenas uma temporada, em 2012.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias