Porto Alegre



Desde domingo

Obra do Dmae deixa água escura em bairros de Porto Alegre

Variação da cor não inviabiliza consumo de água, segundo o departamento

01/10/2014 - 12h44min

Atualizada em: 01/10/2014 - 12h44min


Sebastião Ribeiro / Arquivo Pessoal
Na manhã desta quarta-feira, morador da Rua Aurélio Bitencourt registrou cor alterada da água

Uma obra do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizada no domingo, na estação de tratamento de água Moinhos de Vento, ainda se reflete na rotina de moradores de alguns bairros de Porto Alegre.

Com o esvaziamento dos decantadores da estação, para permitir a soldagem de um cano, a cor da água que sai da torneira ficou mais escura, intrigando as pessoas.

- Os moradores perceberam a alteração no domingo e entramos em contato com o Dmae na segunda, mas ainda não tivemos retorno. Algumas pessoas estão evitando tomar (a água), porque acham que pode ter entrado sujeira - diz Alex Lara, síndico de um condomínio na Rua Aurélio Bitencourt.

ZH Explica: Como a Grande São Paulo chegou à escassez de água
Conheça mitos e verdades sobre o consumo de água

De acordo com o Dmae, no entanto, não há motivo para preocupações maiores. Conforme a assessoria de imprensa do departamento, a reação que provoca a variação de cor ocorre quando a água volta a entrar em contato com partículas do cano, mas não inviabiliza seu consumo. A água escura é tão potável quanto a transparente.

A variação do aspecto da água costuma durar algumas horas, mas, no caso de condomínios que utilizam caixas d'água, pode se estender por mais tempo. Ainda assim, destaca o órgão, é importante avisar o Dmae, pelo 156, sempre que houver alterações desse tipo. Em caso de persistência do problema, medidas como a utilização de hidrantes podem ser tomadas para que a situação volte ao normal mais rapidamente.

Leia todas as notícias de Porto Alegre
Leia as últimas notícias de Zero Hora

A estação Moinhos do vento do Dmae é responsável pelo abastecimento dos bairros Centro Histórico, Bom Fim, Independência, Rio Branco, Santa Cecília, Bela Vista e Mont'Serrat, além de parte dos bairros Auxiliadora, Cidade Baixa, Floresta e Santana.

*ZERO HORA


MAIS SOBRE

Últimas Notícias