Eleições 2014



Às vésperas

Prepare-se para votar neste domingo

Tudo que você precisa saber para evitar contratempos no dia da eleição

25/10/2014 - 12h03min

Atualizada em: 25/10/2014 - 12h03min


Arte ZH / null

A menos de 24 horas para a eleição deste domingo, é hora de se preparar para a votação e evitar possíveis contratempos. Confira as dicas que Zero Hora preparou às vésperas do segundo turno.

Indeciso?
Em dúvida na escolha dos seus candidatos? Ainda dá tempo de se decidir. Compare as propostas de Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), José Ivo Sartori (PMDB) e Tarso Genro (PT) aqui. Zero Hora também preparou um teste para você descobrir as diferenças dos planos. Clique aqui para conferir o teste nacional, e aqui para o estadual.

Onde votar
No site do TRE, é possível consultar o local e o endereço de sua seção eleitoral. Outra forma é ligar para o Disque-Eleições, pelo número 148 para a Região Metropolitana e pelo (51) 3231-2731 para o Interior. Pelo celular, é possível baixar gratuitamente o aplicativo Onde votar ou justificar, disponível para os sistemas Android e iOS.

Horário da votação
As seções eleitorais abrem as portas às 8h e fecham às 17h. Se houver filas no horário de encerramento, serão distribuídas senhas para que todos possam votar.

Tire outras dúvidas sobre a eleição no Guia do Eleitor
Leia todas as últimas notícias de Eleições 2014

Documentos
Não é preciso apresentar o título eleitoral no momento da votação, mas, para checar a zona e seção eleitoral, é bom tê-lo em mãos. É obrigatório para votar levar um documento oficial com foto (vale carteira de identidade, carteira funcional reconhecida por lei, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte ou certificado de reservista).

Cola
Para facilitar a votação, faça a sua cola com o número dos seus candidatos. Relembre:
Presidência
Aécio Neves (PSDB) - 45
Dilma Rousseff (PT) - 13
Governo do Estado
José Ivo Sartori (PMDB) - 15
Tarso Genro (PT) - 13

Urna
A ordem de votação é: primeiro presidente, depois governador. Clique aqui para treinar o seu voto na urna fictícia.

Justificativa
Quem estiver fora da cidade onde vota neste domingo deve justificar o voto. Basta ir à seção mais próxima e apresentar ao mesário o requerimento de justificativa eleitoral preenchido, junto com título de eleitor ou documento oficial com foto. Tire outras dúvidas sobre o tema.

Acompanhe a apuração do segundo turno em tempo real a partir das 17h


MAIS SOBRE

Últimas Notícias