Eleições 2014



Estratégia final

Tarso aposta em Lula e nos últimos debates

Adversário será cobrado por pedir "cheque em branco" ao não detalhar plano de governo

20/10/2014 - 04h03min

Atualizada em: 20/10/2014 - 04h03min


Caco Argemi / Divulgação
Tarso, que no sábado esteve na Vila Cruzeiro, terá reforço de deputados eleitos nas suas bases eleitorais

Na última semana de campanha, o candidato Tarso Genro (PT) apostará na influência do ex-presidente Lula e aproveitará os debates finais para intensificar as críticas contra o que considera falta de propostas do adversário na corrida ao Palácio Piratini. A estratégia será elevar o tom das cobranças à postura de José Ivo Sartori (PMDB).

O presidente estadual do PT, Ary Vanazzi, confirmou que Lula deverá participar de uma caminhada na quarta-feira, no centro de Porto Alegre.

Sartori deve adotar postura mais ofensiva

Antes de obter o reforço de Lula, Tarso fará a derradeira incursão por outros municípios. Na segunda e na terça-feira, visitará Sarandi, Passo Fundo, Carazinho, Santo Ângelo e Santa Rosa, na Metade Norte. Promoverá carreatas, caminhadas, encontros com prefeitos e líderes comunitários e reuniões com apoiadores do PDT e aliados.

Leia todas as notícias sobre as Eleições 2014
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

No restante da semana, Tarso se concentrará na Região Metropolitana, onde Sartori levou vantagem no primeiro turno. Mas a vitrina para tentar reverter a eleição serão os debates. O último é o de quinta, na RBS TV. Com a avaliação de que o programa do PMDB é superficial, os petistas esperam questioná-lo sobre a ausência de posição em relação a temas essenciais.

- Queremos discutir as questões de programa de governo. Nosso adversário não tem apresentado nada. A população tem o direito de saber - diz Vanazzi.

ZH EXPLICA: qual o papel dos debates na reta final da eleição

O plano é insistir na tese de que Sartori, ao não expor suas propostas, deseja "um cheque em branco". Integrantes do núcleo petista ressaltam, por exemplo, que o peemedebista sequer cita "meio ambiente" ou "esporte" na sua plataforma, e que só tem uma frase sobre a agricultura, dizendo que pretende fortalecê-la. Para o coordenador da campanha do PT, Carlos Pestana, a maior dificuldade é "desconstituir o vazio", já que Sartori evita o confronto e apresenta ideias genéricas.

Como o primeiro turno foi marcado por surpresas - a derrocada de Ana Amélia e de Marina Silva, mais os erros das pesquisas de opinião -, os petistas torcem para que a maré vire desta vez a favor de Tarso. O discurso para tentar mobilizar a militância é de que tudo pode ser decidido nos últimos dias. Deputados eleitos foram convocados a liderar as campanhas em suas regiões. Material específico foi distribuído para as nove áreas em que o Estado foi mapeado.

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias