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E agora, Zuckerberg?

Veja 5 vantagens que o Ello tem sobre o Facebook

Listamos cinco vantagens que a nova rede social queridinha do momento tem em relação ao todo-poderoso serviço criado por Mark Zuckerberg

02/10/2014 - 12h25min

Atualizada em: 02/10/2014 - 12h25min


Reprodução / Ello

Criada por artistas e designers americanos junto com um manifesto afirmando que "você não é um produto", a rede social Ello chegou fazendo barulho nas últimas semanas. Fechada para convidados, acabou criando uma corrida atrás de convites por quem quer ser um dos primeiros a ingressar no serviço.

Com um visual simples e minimalista e com poucos recursos, o Ello promete ser uma alternativa simplificada ao Facebook que nunca vai vender os dados dos usuários para mostrar anúncios. Apesar de ainda ser muito cedo para saber se o Ello vai conseguir realmente ser a rede anti-Facebook e precisar implementar muitos recursos para conseguir se firmar, traz ferramentas e características interessantes que o site do Zuckerberg não oferece aos seus usuários.

Listamos cinco dessas vantagens do Ello sobre o todo-poderoso Facebook. Dá uma olhada:

1. Dá pra usar GIFs

Pausa para comemorar. 



O Ello permite que você publique GIFs, coisa que até o Google+ já deixa e até hoje o Facebook não implementou. É a melhor forma de você mostrar pros seus amigos o seu estado de espírito no momento e o que transforma o Ello em uma mistura divertida de Facebook, Twitter e Tumblr.

2. Seus pais não estão lá

Bem, tecnicamente, não tem quase ninguém lá, já que o cadastro na rede depende de convite. Mas isso é fato: seus pais não estão lá. E se ninguém convidar, e como não dá pra compartilhar mensagem fofa de autoajuda, pelo menos por enquanto, provavelmente vai levar alguns anos pra que eles cheguem por lá.

3. Não tem publicidade

Esse é o principal motivo de existir do Ello: ser livre de anúncios e de anunciantes. Em um manifesto lançado na rede, o Ello afirma que todos os seus posts, links e amigos nas redes sociais existentes são "monitorados, registrados e convertidos em dados" para que sejam vendidos a anunciantes, que compram seus dados para lhe mostrar mais anúncios. "Nós acreditamos que há uma maneira melhor. Acreditamos na ousadia. Acreditamos na beleza, simplicidade e transparência. Acreditamos que as pessoas que fazem as coisas e as pessoas que as utilizam devem ser parceiras", diz o texto.

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"Acreditamos que uma rede social pode ser uma ferramenta para o empoderamento. Não é uma ferramenta para enganar, coagir e manipular - mas um lugar para se conectar, criar e celebrar a vida. Você não é um produto", termina o manifesto. É bem bonito, né?

4. É mais uma chance para você ser seletivo

Fale a verdade: quando você largou o Orkut para se render de vez ao Facebook, pensou: "desta vez, só vou aceitar meus amigos e gente que eu conheço pessoalmente". Mas, quando foi ver, sua lista de amizades estava cheia de gente a quem você não dá a menor importância. Você tem a chance de começar sua vida social online do zero. De novo. Aproveite.

5. Não tem todas aquelas coisas que você odeia

Além de não ter publicidade, não tem notificações para jogos, não tem gente chamando você no chat a toda hora, não tem stalker vasculhando a sua vida, não tem amigo marcando você em fotos em que você não gostaria de aparecer, nem convites para eventos que você não vai ou para curtir páginas de coisas em que você não gosta. Ufa!

Mas também, como já dissemos, não tem quase ninguém por lá, por enquanto.


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