Eleições 2014



Pesquisas eleitorais

Veja como está a disputa nos Estados com segundo turno para governador

Sigla que já detém maior número de governadores, o PMDB deve manter a hegemonia, seguido por PT e PSDB

25/10/2014 - 01h24min

Atualizada em: 25/10/2014 - 01h24min


Guilherme Mazui / RBS Brasília
Guilherme Mazui / RBS Brasília
Enviar E-mail
Ilustração / Arte ZH

O desenho do mapa político do Brasil será concluído neste domingo. Em 13 Estados e no Distrito Federal, o segundo turno define a distribuição das forças regionais. Sigla que já detém maior número de governadores, o PMDB deve manter a hegemonia, seguido por PT e PSDB.

Treze Estados definiram governantes no primeiro turno. Após vencer quatro disputas (Alagoas, Espírito Santo, Sergipe e Tocantins), o PMDB enfrenta outras oito. Os triunfos mais aguardados são no Rio Grande do Sul (José Ivo Sartori) e no Rio de Janeiro (Luiz Fernando Pezão).



A legenda avalia que encerrará as eleições com domínio em oito Estados, resultado aquém do esperado. No Ceará, Amazonas e Rio Grande do Norte, a sigla vê escapar, conforme as pesquisas, três vitórias que pareciam próximas. Eunício Oliveira (CE) e Eduardo Braga (AM) devem continuar no Senado, enquanto o atual presidente da Câmara, Henrique Alves (RN), pode ficar sem mandato após 44 anos como deputado. 

- O PMDB continua como o centro de gravidade da governabilidade. Terá força nos Estados e mantém a segunda maior bancada na Câmara - avalia Paulo Kramer, professor licenciado da Universidade de Brasília (UnB) e analista de risco político.

Com três governadores garantidos (Piauí, Bahia e Minas Gerais), o PT encaminha mais dois: Tião Viana (Acre) e Camilo Santana (Ceará). Conforme pesquisas, Tarso Genro está atrás de Sartori. E em Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral polariza com o tucano Reinaldo Azambuja.

Leia as últimas notícias sobre as Eleições 2014

Depois de assegurar mais quatro anos de comando em São Paulo e no Paraná, o PSDB confia na reeleição de Marconi Perillo em Goiás. Os tucanos governarão de três a quatro Estados. Já o PSB perde espaço. Entrou na eleição com cinco governadores e deve sair com três. Manteve o poder em Pernambuco e lidera pesquisas no Distrito Federal e na Paraíba.

Pela divisão regional e o peso dos governos conquistados, o cientista político Fernando Lattman-Weltman, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), constata paridade das forças estaduais. O PMDB deve contar com as forças gaúcha e fluminense, o PT, mineira e baiana, e o PSDB, paulista e paranaense.

- Mantém-se o equilíbrio que tem sido a tônica de nosso sistema, o que é bom - conclui Lattman-Weltman.

Acompanhe a apuração do segundo turno em tempo real a partir das 17h

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias