Vida



Muitas emoções

Veja quais sentimentos duram mais para passar

Eventos importantes ou traumáticos são seguidos por emoções mais duradouras, diz estudo

30/10/2014 - 15h59min

Atualizada em: 30/10/2014 - 15h59min


Stock XCHNG / Divulgação

Você pode se sentir triste até 240 vezes mais do que sente com vergonha, surpreso, irritado ou entediado. Isso porque a tristeza anda de mãos dadas com os eventos de maior impacto - como a morte ou acidentes. Os pesquisadores Philippe Verduyn e Saskia Lavrijsen, da Universidade de Leuven, na Bélgica, tentaram explicar por que alguns sentimentos duram mais que outros.

J.J. Camargo: a tristeza e a fúria

Eles dizem que as pessoas precisam de mais tempo para meditar e saber como lidar com o que aconteceu até conseguirem compreender o fato totalmente. Os pesquisadores belgas pediram que 233 estudantes do ensino médio recordassem episódios emocionais recentes e relatassem a sua duração. Os participantes também tiveram de contar como lidaram com essas emoções.

De um conjunto de 27 emoções, a tristeza foi a que durou mais tempo. Vergonha, surpresa, medo, nojo, tédio, alívio e irritação passavam, muitas vezes, como "um flash", segundo o estudo.

O tédio também ficou entre as sensações que duraram pouco tempo. Os pesquisadores dizem que, mesmo que o tempo pareça passar lentamente quando se está entediado, o episódio normalmente não demora muito a passar.

As emoções que duram pouco são normalmente desencadeadas por momentos com pouca importância. Por outro lado, as emoções de longa duração tendem a ser causadas por eventos de forte impacto. Por isso, o sentimento perdura a cada vez que uma pessoa repensa os acontecimentos e suas consequências.

Os cientistas disseram que a culpa é uma emoção que persiste por muito mais tempo do que a vergonha. Já a ansiedade permanece mais tempo do que o medo.

- Ruminar um fato é determinante para explicar por que algumas emoções duram mais tempo do que outras. Emoções associadas com altos níveis de ruminação vão durar mais - diz Verduyn

O estudo foi publicado na revista Motivation and Emotion.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias