Entretenimento



Noite das letras

Armindo Trevisan é o grande vencedor do Açorianos de Literatura

"Adega Imaginária", lançado no segundo semestre de 2013, foi escolhido Livro do Ano na premiação

24/11/2014 - 21h31min

Atualizada em: 24/11/2014 - 21h31min


Diego Vara / Agencia RBS
Armindo Trevisan foi o grande vencedor do Prêmio Açorianos

Com uma obra que enfileira poemas que apelam alternadamente ao espírito e ao sensualismo, o crítico, poeta e professor santa-mariense Armindo Trevisan sagrou-se o grande nome da edição 2014 do Prêmio Açorianos de Literatura. Sua obra Adega Imaginária, lançada no segundo semestre de 2013, foi escolhida o Livro do Ano do Açorianos, além de vencedor na categoria poesia. A premiação foi realizada nesta segunda-feira à noite, no Teatro Renascença do Centro Municipal de Cultura.

Adega Imaginária é a segunda obra de poesia escolhida Livro do Ano desde que a categoria passou a ser premiada, em 2005 (a primeira havia sido Fim das Coisas Velhas, de Marco de Menezes, em 2010). O livro é uma coletânea de poemas que opõem - em versos de alta carga erótica - a espiritualidade fiel e monogâmica da alma ao desejo desenfreado e polígamo do corpo. A obra se estrutura em duas partes: a primeira é composta como um brinde não apenas ao sexo, mas ao prazer, daí a aproximação do amor físico com a alegria da embriaguez contida na imagem central do vinho. Na segunda parte, O Relincho do Cavalo Adormecido, Trevisan imagina o cotidiano por um olhar de infância.

Todas as notícias de Zero Hora sobre literatura

Entre os demais premiados, outro veterano consagrado, Aldyr Garcia Schlee foi o vencedor na categoria Conto com Contos da Vida Difícil, obra na qual reconstitui a história de mulheres vítimas do tráfico humano que atuavam como prostitutas em Jaguarão nos anos 1930. Veronica Stigger, que já havia sido agraciada nesta temporada no Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria estreante acima de 40 anos, teve seu romance Opisanie Swiata escolhido a narrativa longa do ano. O colunista do caderno Vida de Zero Hora J.J. Camargo venceu na categoria crônica com A Tristeza Pode Esperar, enquanto Ernani Ssó foi o autor premiado na categoria infantil, com No Escuro Mais Sete Histórias Tenebrosas de Bruxa.

Livro do ano

- Adega Imaginária, de Armindo Trevisan (L&PM Editores)

(R$ 10 mil + Troféu criado por Xico Stockinger)

Narrativa Longa

- Opisanie Swiata, de Veronica Stigger (Editora Cosac Naify)

Conto

- Contos da Vida Difícil, de Aldyr Garcia Schlee (Edições Ardotempo)

Poesia

- Adega Imaginária, de Armindo Trevisan (L&PM Editores)

Crônica

- A Tristeza Pode Esperar, de J. J. Camargo (L&PM Editores)

Infantil

- No Escuro Mais Sete Histórias Tenebrosas de Bruxa, de Ernani Ssó (Edelbra Editora)

Infanto-juvenil

- Minuano, de Tabajara Ruas (Edições BesouroBox)

Ensaio de literatura e humanidades

- Humor é Coisa Séria, de Abrão Slavutzky (Arquipélago Editorial)

Especial

- Vivi uma História da Arte, de Viviane Pasqual (Editora Modelo de Nuvem)

Capa

- Um Mar em Mim, de Marçal Henri Figueiredo, com capa de Raquel Castedo, Guilherme Pereira e Laura Haffner (Editora Literalis)

Projeto gráfico

- Cidade Imaginária, de Jorge Rein e Anico Herskovits, com projeto gráfico de Cylene Dallegrave, Jane Machado e Victoria Campello (Editora Letra1)

Prêmio açorianos de criação literária 2014 narrativa longa (para textos inéditos)

- A Sombra de Clara, de Marcos Fernando Kirst

(R$ 10 mil + Troféu criado por Xico Stockinger + Publicação do original em livro pela Editora da Cidade)

Destaques literários

- Luiz Gonzaga Lopes (jornalista, crítico literário e escritor), por sua contribuição à divulgação de autores e obras locais, em veículos como o "Caderno de Sábado" do "Correio do Povo" e o blog "Livros A +"

- Projeto itinerante "Armazém de Histórias Ambulantes", que circula pelas ruas de Porto Alegre desde 2007, oferecendo textos, fotografias e outros itens. Em troca, o público conta histórias. Tem como coordenadora geral a artista Ana Flávia Baldisserotto.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias