Entretenimento



Anos depois

Banda gaúcha vence processo contra o Google

Sucesso dos D-Tones era atribuído a outra banda e foi até tocado em rádios com o crédito errado

20/11/2014 - 19h17min

Atualizada em: 20/11/2014 - 19h17min


Divulgação / D-Tones

Imagine compor a obra da sua vida e ver outra pessoa tomando o crédito.

Foi o que aconteceu com a banda D-Tones, de Porto Alegre. Tony De Lucca, vocalista e compositor da balada Te Gosto Demais, viu, há cerca de seis anos, sua música publicada no YouTube como sendo da banda Pimentas do Reino.

O que seguiu foi uma série de ligações e e-mails para o site de vídeos tentando comprovar a autoria da música. Sem resposta, Tony entrou na Justiça no início do ano passado com um processo por danos morais contra o Google Brasil, empresa proprietária do YouTube. Nesta segunda-feira, dois meses depois da primeira audiência, a sentença foi favorável ao compositor na primeira instância.

Com isso, o site tinha 24 horas para retirar as músicas identificadas erroneamente do ar - o que não foi feito - e foi condenado a pagar R$ 50 mil para a banda (R$ 80 mil em valores corrigidos).

Procurada, a assessoria do Google Brasil não quis se manifestar sobre o assunto e não afirmou se a empresa planeja recorrer ou não.

Além de ver a música com o crédito errado, Tony alegou que a música, seu maior sucesso, chegou a ser reproduzida em rádios e atribuída aos Pimentas do Reino, segundo tabelas do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). A postagem inicial, diz ele, não foi um ato de má-fé:

- Os Pimentas eram mais populares na época, e alguém postou a música atribuindo a eles. Como é uma música de amor, muitas pessoas postavam para dedicar a alguém e, quando vimos, viralizou com o nome errado.

Leia todas as notícias de entretenimento

Tony também diz que não tem atritos com os Pimentas do Reino:

- Eles até me contaram que o pessoal pede para tocar essa música nos shows. Daí eles têm que responder que o som não é deles e que eles nem sabem tocar essa música.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias