Notícias



Mais fácil

Carteira de trabalho poderá ser emitida em uma única ida à agência

Documento passará a ser impresso no momento da solicitação

20/11/2014 - 18h35min

Atualizada em: 20/11/2014 - 18h35min


Omar Freitas / Agencia RBS
Demonstração do novo sistema foi realizada nesta quinta-feira, em Porto Alegre

Uma carteira de trabalho feita sem precisar esperar em filas é a proposta do sistema modernização do Ministério do Trabalho e Emprego. Nesta quinta-feira, o ministro Manoel Dias esteve na Capital para lançar a Carteira de Trabalho Digital, mas o serviço totalmente digitalizado só deve estar disponível no começo do ano que vem e apenas em Porto Alegre. A demora se deve a necessidade de treinamento dos funcionários do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

- A grande queixa era que tinha de ficar na fila, isso causava desconforto muito grande, tinha gente que comprava senha, era um negócio - comentou o ministro.

Para demonstrar o serviço, duas pessoas receberam em poucos minutos o documento na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, onde foi realizado o lançamento. Após tirarem uma foto e fazerem a assinatura de forma digital, Rafael Lopes e Claiton Oscar, saíram com a carteira de trabalho em mãos.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

Para junho do ano que vem, o ministro afirma que a modernização deve ser ainda maior e a carteira começará a ser substituída por um cartão eletrônico.

Confira como será o sistema

- Por meio do agendamento eletrônico realizado no site do Ministério do Trabalho e Emprego a pessoa poderá escolher uma data para comparecer na agência mais próxima e confeccionar a carteira de trabalho.

- Na data agendada, será feita uma foto e assinatura digitalizada e o documento será impresso em no máximo 20 minutos.

- Com a implantação do sistema, além de ser atendido por agendamento, sem a necessidade de entrar em filas, o trabalhador passa a ter todos os dados cruzados no ato do cadastramento.

- Essa mudança permitirá saber se ele possui outros documentos ativos, número de PIS anterior ou está recebendo benefícios federais.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias