Onda de nudez
Ciclista que ficou nu em Porto Alegre protesta contra insegurança no trânsito
Aldo Lammel foi o único a tirar a roupa durante caminhada proposta para reunir pessoas nuas, no domingo
A convocação pelo Facebook para a Corrida Pelada na Carlos Gomes no último domingo, em Porto Alegre, resultou na presença de pouca gente. Do grupo, formado por cerca de 20 pessoas, somente uma tirou a roupa na Terceira Perimetral. Foi o gerente de projetos web e ciclista Aldo Lammel, 30 anos. Mas ele afirmou ter ficado pelado para protestar.
- Tão nu quanto fiquei na tarde de ontem (domingo) em plena Avenida Carlos Gomes, ficam, todos os dias, os ciclistas que rodam pelas grandes cidades do país, em um ato não apenas voltado à qualidade de vida, mas de altruísmo com a própria cidade. Um carro a menos, um obeso a menos, um sorriso a mais. Que venham as críticas ao meu excêntrico protesto, feito para tão poucos que ali estavam - escreveu, em seu site.
O que explica as pessoas nuas em Porto Alegre
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Trata-se do mesmo tipo de protesto já realizado por ciclistas em Porto Alegre na chamada Pedalada Pelada. Lammel garantiu que não é um apoio às recentes aparições de mulheres nuas pela cidade - em 11 dias, o Parcão, a própria Terceira Perimetral e o centro da Capital foram palcos para peladas serem fotografadas na cidade.
Além de chamar a atenção para a fragilidade dos ciclistas, Lammel divulgou o seu próprio projeto, que é uma viagem pelo mundo de bicicleta. Ele pretende contar com financiamento coletivo por meio do site Catarse e completar a viagem em 40 meses. Atualmente, ele está em Charqueadas, aguardando o momento de partir para o Uruguai, primeiro ponto da viagem, em janeiro. Ele disse que o protesto repercutiu e serviu para arrecadar fundos para o projeto.
- Já tive contribuições até mesmo do Canadá e da França. Ainda assim, o projeto tem poucos dias para arrecadar 8 mil reais para podermos começar a volta ao mundo - explicou, por e-mail.
Enquanto isso, outro evento de nudez coletiva foi marcado no Facebook, chamado Correr pelada/o em Porto Alegre. Está previsto para as 10h do próximo domingo, na Redenção.
Confira os três casos anteriores:
No Parcão, uma mulher de 30 anos atraiu olhares de frequentadores ao correr nua, em 30 de outubro. Ela foi detida pela Brigada Militar e levada a um posto de saúde.
Foto: Diego Vara
No último dia 6, outra mulher foi vista andando pelada, dessa vez na Terceira Perimetral. As imagens, registradas pelo leitor Thiago Lisot por volta das 18h, foram enviadas por Whatsapp.
Última mulher nua foi vista no centro de Porto Alegre.
Foto: Fernando Teixeira, Futura Press, Estadão Conteúdo