Notícias



Premiação

Em vídeo, conheça os vencedores do 2º Prêmio RBS de Educação

Premiação registrou mais de 261 mil votos

24/11/2014 - 22h22min

Atualizada em: 24/11/2014 - 22h22min


Mauro Vieira / Agência RBS

O Júri Popular do 2º Prêmio RBS de Educação, aberto de 3 a 21 de novembro, recebeu um total de 261.202 mil votos. A votação, que elegeu quatro projetos de educadores e jovens do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, foi encerrada durante a cerimônia de entrega da premiação.

Os outros quatro vencedores foram selecionados por uma equipe de especialistas em educação e mediação de leitura. O evento foi transmitido ao vivo para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina pela TVCOM, com streaming pelo site da emissora.

>> Conheça todos os projetos vencedores do 2º Prêmio RBS de Educação

Susana Lazzarotti, que desenvolve seu projeto Lendo o mundo com Dora Científica, conquistou a premiação por Santa Catarina, com 23.906 votos. A educadora é a segunda representante do Colégio Logosófico González Pecotche a levar um troféu no concurso. Em 2013 Luciana Paludo, diretora da instituição, foi agraciada na categoria Escola Privada.

Ailim Schwambach, do Instituto de Educação Ivoti, foi a que obteve reconhecimento do público no Rio Grande do Sul, chegando a 27.686 votos. Com o trabalho intitulado Reportagens científicas e ensino de Ciências, a professora e doutoranda pela UFRGS busca ampliar o interesse de adolescentes por textos informativos em disciplinas como Biologia, Química e Física.

 

A nova categoria, Jovens Protagonistas, elegeu duas vencedoras, uma por estado. No Rio Grande do Sul, Letícia Vargas e seu projeto Caravana da leitura chegaram a 15.622 votos. Em 2015, a estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Progresso irá comprar uma kombi e levar histórias para moradores de Quinze de Novembro e municípios vizinhos. A iniciativa será desenvolvida em conjunto com outros quatro colegas.

 

Em Santa Catarina, foi Bruna Donadel quem levou a melhor, e seu projeto Desvendando a Matemática foi escolhido 54.783 vezes pelos internautas. A jovem da Escola de Educação Básica Timbé do Sul tem como objetivo aumentar o número de colegas classificados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), empregando diferentes técnicas para aprimorar a leitura de enunciados para auxiliar os futuros competidores a entender os números.

 

Ambos os projetos da categoria Jovens Protagonistas serão executados pelos estudantes, com acompanhamento da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

As outras vencedoras foram Michelle Cechin, com o projeto Tapete africano: um encontro entre livros, crianças e baobás (Escola Pública RS), Evaine Desidério, que realiza o trabalho intitulado Vamos brincar de poesia? (Escola Pública SC), Ailim Schwambach, autora do relato Reportagens científicas e ensino de Ciências (Escola Privada SC), e Susana Lazzarotti, que foi premiada com o projeto Lendo o mundo com Dora Científica.  

CONFIRA A VOTAÇÃO DO JÚRI POPULAR POR CATEGORIA | Create Infographics

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias