Notícias



Visão de fora

Escândalo da Petrobras prejudica imagem do Brasil no Exterior, diz especialista

Riordan Roett acredita que caso de corrupção inibirá ainda mais os investimentos estrangeiros no país

22/11/2014 - 17h41min

Atualizada em: 22/11/2014 - 17h41min


Marcelo Gonzatto
Marcelo Gonzatto
Enviar E-mail

Diretor do Programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade Johns Hopkins (EUA) e autor de livros como Brasil: Política em uma Sociedade Patrimonialista, Riordan Roett acredita que o escândalo envolvendo a Petrobras e as classes política e empresarial prejudica sensivelmente a imagem do país no Exterior. Confira a entrevista concedida por e-mail a ZH na quinta-feira.

Leia todas as notícias sobre a Operação Lava-Jato

Como a comunidade internacional está vendo as revelações sobre a corrupção no Brasil? Há algum aspecto positivo pelo fato de pessoas influentes terem sido presas?
A maioria dos observadores está dizendo "velha história, velha história...". Impunidade é a palavra que parece caracterizar a política brasileira. Com as condições econômicas e financeiras se deteriorando no país, a imagem do Brasil está muito mal.

Ao prender poderosos e envolver maior empresa do país, ofensiva pode virar divisor de águas

O senhor compara esse escândalo a algum outro em termos de relevância e impacto financeiro?
Esse é, provavelmente, o maior e mais descarado escândalo na história do país. O PT está profundamente implicado, assim como um grande número de políticos e de empresários importantes. Todos trapaceando juntos.

Que riscos esse caso traz para o governo federal e, mais especificamente, para a presidente Dilma Rousseff?
Acredito que uma possibilidade de impeachment é muito improvável, dada a cultura brasileira. Ela (a presidente Dilma) recém conquistou a presidência novamente com o apoio dos pobres e marginalizados que vão servir como proteção para ela e sua administração. Precisamos esperar e ver quem, no Congresso, está envolvido e que impacto isso terá na agenda legislativa. E precisamos ver que mudanças Dilma Rousseff vai fazer em sua equipe para transmitir um sentido de moralidade no seu próximo governo.

Especialistas não veem ameaça concreta de impeachment à Dilma Rousseff

O senhor acredita que a repercussão desse escândalo pode inibir investimentos estrangeiros no país?
Os investidores estão retraídos em relação ao Brasil devido a fatores como falta de crescimento, inflação crescente, o terrível sistema tributário, falta de pessoal treinado, leis trabalhistas ruins etc. O escândalo vai apenas aumentar o ceticismo entre os investidores no curto prazo.

A origem da investigação: tudo começou no posto


Na linha do tempo, veja os fatos que marcaram a Lava-Jato:


* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias