Grêmio



Planejamento azul

Guia do secador: o que o Grêmio precisa para conseguir uma vaga à Libertadores

Time do técnico Luiz Felipe Scolari depende de tropeços de Inter e Corinthians

28/11/2014 - 07h04min

Atualizada em: 28/11/2014 - 07h04min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Gilmar Fraga / Arte ZH

Restou apenas a secação ao torcedor do Grêmio que ainda nutre esperanças de classificação para a Libertadores. Com o título do Atlético-MG na Copa do Brasil, o Brasileirão não dará cinco vagas ao campeonato continental.

Procuradoria encaminha pedido ao STJD para que Felipão esclareça declarações

Desta forma, o time de Felipão, com 60 pontos, terá de torcer contra Inter e Corinthians nas últimas rodadas para seguir brigando pela vaga.

Veja a situação do Grêmio no Brasileirão

Isto porque não há mais chances matemáticas de alcançar o campeão Cruzeiro (76 pontos) e o vice-líder São Paulo (69 pontos) na tabela. O Atlético-MG, garantido na Libertadores pelo título conquistado quarta-feira, também deixou de ser adversário.

Riveros ou Walace: a dúvida de Felipão para pegar o Bahia

Assim, de seis pontos ainda possíveis, o Corinthians não poderia somar nenhum. O Inter, no máximo, dois.

_ Vamos brigar até o fim, enquanto tivermos chances matemáticas. É uma situação ruim, sentimento de muita impotência. Não era o que tínhamos na cabeça _ admite o centroavante Barcos.

Felipão testa time do Grêmio com Alán Ruiz no lugar de Luan

A combinação necessária, de fato, é muito improvável _ apenas 9% de chances segundo o matemático Tristão Garcia. É possível até que o Grêmio entre em campo no domingo para encarar o Bahia já alijado da disputa. Basta que o Inter vença o Palmeiras sábado e o Corinthians ao menos empate com o Fluminense _ que, com 58 pontos, ainda tem 2% de chance de classificação.

É inegável que a secação terá de ser maior ao Inter. O jogo de sábado com o Palmeiras é fundamental. A torcida é por vitória do time paulista, ameaçado de rebaixamento. Se vencer o Bahia, o Grêmio igualaria a pontuação: 63 a 63. Mas ainda teria uma vitória a menos: 18 a 19. Este critério poderia dar a vaga ao rival se a Dupla obtivesse resultados iguais na última rodada.

Um empate entre Inter x Palmeiras ainda não eliminaria o Grêmio _ desde que vença o Bahia. Mas, contra o Figueirense, o time de Abel Braga não poderia somar mais do que um ponto.

_ Guia da secação tricolor
Inter x Palmeiras (sábado, 19h30min, Beira-Rio)
Grêmio torce por vitória do Palmeiras. Neste caso, se vencer o Bahia, o time de Felipão igualará os 63 pontos do Inter ao final da rodada. Mas ainda ficaria atrás por ter uma vitória a menos: 18 a 19. Em caso de empate, o Inter iria a 64 pontos. Se o Grêmio perder ou empatar em Salvador, estará fora da disputa.

Fluminense x Corinthians (domingo, 17h, Maracanã)
O único resultado que importa é a vitória do Fluminense. Vencendo o Bahia, o Grêmio iria a 63 pontos e ainda poderia alcançar o Corinthians na última rodada (ultrapassando no número de vitórias). Mas um simples empate no Maracanã deixaria o time paulista com 67 pontos _ fora do alcance do Grêmio.

Figueirense x Inter (7/12, 17h, Arena Condá _ Chapecó)
A torcida do Grêmio é por uma vitória do Figueirense ou um empate. Se o Inter empatar ou perder contra Palmeiras e Figueirense, o Grêmio garantiria vaga na primeira fase da Libertadores com vitórias sobre Bahia e Flamengo. Assim, o time de Felipão chegaria a 66 pontos, contra, no máximo, 65 do rival.

Corinthians x Criciúma (7/12, 17h, Itaquerão)
Só uma vitória do Criciúma interessa ao Grêmio. Se o Corinthians perder para Fluminense e Criciúma, o Grêmio ainda poderá igualar seus 66 pontos se vencer Bahia e Flamengo. Poderia, ainda, ultrapassar o time paulista no número de vitórias: 19 a 18, critério que garantiria a classificação na Libertadores.

As duas últimas rodadas:

GRÊMIO
30/11 _ Bahia (F)
7/12 _ Flamengo (C)

INTER
29/11 _ Palmeiras (C)
7/12 _ Figueirense (F)

CORINTHIANS
30/11 _ Fluminense (F)
7/12 _ Criciúma (C)

FLUMINENSE
30/11 _ Corinthians (C)
7/12 _ Cruzeiro (F)

Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

Não deixe de conferir a página do Gremista ZH de cara nova

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias