Esportes



Votação online

Público pode escolher nomes dos mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016

Mascotes são inspirados na fauna e na flora brasileiras. São três opções de nomes para votar: Oba e Eba, Tiba Tuque e Esquindim, Vinicius e Tom

23/11/2014 - 21h41min

Atualizada em: 23/11/2014 - 21h41min


* Zero Hora

Alex Ferro / Divulgação
Mascote olímpico representa a diversidade dos animais do país, enquanto o paralímpico mistura referências à flora

A organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 abriu na noite deste domingo a votação online para definir os nomes dos mascotes do evento. Nas cores da bandeira brasileira, eles são inspirados na fauna e flora do país, com influências variadas de cultura pop, elementos da animação e de personagens de videogame. As opções de nomes para os mascotes olímpico e paralímpico são:

1) Oba e Eba, que remetem a interjeições de felicidade comuns no Brasil;
2) Tiba Tuque e Esquindim, relacionados à origem e à ginga do povo brasileiro;
3) Vinicius e Tom, homenagem aos músicos Vinicius de Moraes e Tom Jobim

Leia mais notícias sobre as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro

As opções incluem três pares de nome, um para o mascote olímpico, outro para o paralímpico, respectivamente. Como "embaixadores" dos Jogos, os mascotes têm o papel de disseminar as mensagens do evento e os valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico para os diversos públicos, especialmente o infanto-juvenil.

O mascote olímpico representa a diversidade dos animais do país, enquanto o mascote paralímpico mistura referências à flora brasileira. Para chegar aos mascotes, o Comitê Rio 2016 optou por fazer uma concorrência de abrangência nacional. O processo contou com a chancela dos diretores do Festival Anima Mundi e foi vencido pela Birdo Produções, de São Paulo, que assina o projeto.

Para o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, os mascotes são um dos símbolos mais representativos dos Jogos.

- Eles têm a missão de encantar e envolver o público, principalmente as crianças - explica Nuzman.

A votação para escolha dos nomes segue até o dia 14 de dezembro. A participação é aberta a todos, mas o comitê recomenda que os jovens votem sob supervisão de um responsável. Pelo Twitter, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 saudou a divulgação dos mascotes.

Além da votação pelo site rio2016.com/mascotes, também serão contabilizados os votos informados ao perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016). Mesmo enquanto os nomes não estão definidos, os mascotes Rio 2016 têm espaço próprio no site do evento e contam, cada um, com perfil nas redes sociais. A divulgação do vencedor será feita até 7 dias após o final da votação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias