Notícias



Mais privacidade

Susepe acaba com revistas íntimas nos presídios do Estado

Medida atende pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS)

19/11/2014 - 20h23min

Atualizada em: 19/11/2014 - 20h23min


Uma portaria publicada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira determina o fim das revistas íntimas em todos os presídios gaúchos. A medida atende a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), que considera a situação vexatória e humilhante. A informação foi divulgada pela Rádio Gaúcha

A partir de agora, a vistoria será feita com auxílio de detectores de metais. O equipamento não identifica a presença de drogas. Mesmo assim, o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, acredita que o método será suficiente para impedir a entrada de entorpecentes nas cadeias.

- Eu acredito que este venha a ser um método suficiente para que as drogas também não entrem e as pessoas não sejam submetidas ao vexatório - sustenta.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas a vistoria será mais rigorosa, com auxílio de um scanner corporal. Em outubro, a Justiça já havia determinado o fim da revista íntima no Presídio Central, em Porto Alegre.

Ainda nesta quarta-feira, a OAB-RS propôs que a medida seja estendida às unidades da Fase, mas o pedido ainda não foi analisado.

*Rádio Gaúcha

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Vista aérea do Presídio Central de Porto Alegre.

MAIS SOBRE

Últimas Notícias