Vida online
Uso de redes sociais para fins pessoais no trabalho prejudica produtividade
Estudo buscou entender qual o impacto dos sites no desempenho dos funcionários
Uma nova pesquisa da Faculdade de Psicologia da Universidade de Bergen, na Noruega, mostra que o uso das redes sociais para fins pessoais durante o horário de trabalho pode ter um efeito negativo sobre o desempenho dos funcionários e do bem-estar das organizações.
A pesquisadora Cecilie Schou Andreassen diz que, todos os dias, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo usam redes sociais e que este hábito também invadiu o local de trabalho. Algumas pesquisas, ressalta, afirmam que quatro a cada cinco funcionários usam os sites para fins particulares durante o expediente.
Entre os resultados, está a conclusão de que o uso das redes sociais para fins particulares no trabalho é potencialmente prejudicial para o bem-estar das organizações. Além disso, esse tipo de distração tem um efeito negativo leve sobre o desempenho do funcionário.
- Mas não se pode descartar que o uso de sites de redes sociais para fins pessoais também estimula a criatividade e inspira alguns trabalhadores. Além disso, não se pode excluir que o uso destas ferramentas online desempenha papel importante se os colegas interagem entre si - explica a cientista.
Os estudiosos descobriram que os que mais usavam as redes sociais para fins pessoais durante o expediente eram homens, jovens e com Ensino Superior. A personalidade deles é marcada pela extroversão e pelo baixo medo. Além disso, eram pessoas que não se sentiam desafiadas ou exigidas no emprego.
Cerca de 11 mil funcionários noruegueses participaram do estudo.