Notícias



Nos últimos 50 anos

Veja oito conflitos nos EUA ocasionados por diferenças raciais

Violência se intensificou nesta segunda-feira, quando foi anunciado que policial branco que matou um jovem negro não será indiciado

25/11/2014 - 17h23min

Atualizada em: 25/11/2014 - 17h23min


Jewel Samad / AFP
Conflito entre policiais e manifestantes em Ferguson, no Missouri, já dura mais de três meses

A violência na cidade de Ferguson, no Estado de Missouri, nos EUA, se intensificou desde a última segunda-feira, após o anúncio do abandono das acusações contra um policial branco que matou um jovem negro desarmado em agosto deste ano.

Estados Unidos vivem pesadelo da violência racial
Morte de adolescente faz governo impor toque de recolher em Ferguson

Este não é o primeiro caso de conflito entre oficiais de segurança do país e a população, decorrente de distúrbios raciais nos Estados Unidos. Veja a lista com os oito principais incidentes dos últimos 50 anos:
 
- 11 a 17 de agosto 1965: no bairro de Watts, em Los Angeles. A detenção por policiais brancos do jovem negro Marquette Frye, durante uma operação na estrada provoca uma revolta no gueto de Watts, em Los Angeles. Durante seis dias, esse bairro da periferia se transforma em uma zona de guerra, onde os guardas nacionais realizam patrulhas em jipes, armados com metralhadoras. É declarado toque de recolher. O saldo é dramático: 34 mortos, muitos feridos, 4 mil detidos e danos estimados em mais de 40 milhões de dólares.
 
- 12 a 17 de julho 1967: na cidade de Newark, em Nova Jersey. Uma briga entre dois policiais brancos e um taxista negro desencadeia uma revolta em Newark. A violência dura cinco dias com um registro de 26 mortos e 1.500 feridos.
 
- 23 a 28 de julho 1967: na cidade de Detroit, em Michigan. Distúrbios eclodem em Detroit após uma intervenção policial na rua 12, de maioria negra. Guardas nacionais e militares são mobilizados. Os confrontos deixam 43 mortos e mais de 2 mil feridos. O conflito se estende para vários Estados, entre eles Illinois, Carolina do Norte, Tennessee e Maryland. Ao longo de 1967, 83 pessoas morrem em episódios de violência racial em 128 cidades.
 
- 4 a 11 de abril 1968: Após o assassinato do pastor Martin Luther King em Memphis (Tennessee) em 4 de abril, a violência se espalha por 125 cidades dos Estados Unidos, deixando pelo menos 46 mortos e 2,6 mil feridos. Em Washington - onde dois terços da população é negra - são registrados incêndios intencionais e saques. Um dia depois, as desordens se estendem para o centro da cidade e chegam a 500 metros da Casa Branca. O presidente Lyndon B. Johnson recorre à 82ª Divisão Aerotransportada do Exército para controlar a situação.
 
- 17 a 20 de maio 1980: no bairro Liberty City, em Miami. Três dias de revolta deixam 18 mortos e mais de 400 feridos no bairro negro de Liberty City, em Miami (Flórida). A violência eclodiu após a absolvição em Tampa de quatro policiais brancos acusados de espancar até a morte um motociclista negro que havia furado um sinal vermelho.
 
- 30 de abril e 1º de maio 1992: na cidade de Los Angeles, na Califórnia. A absolvição de quatro policiais brancos que no dia 3 de março de 1992 haviam matado um motorista negro, Rodney King, incendeia a cidade de Los Angeles. A violência se propaga para São Francisco, Las Vegas, Atlanta e Nova York, deixando 59 mortos e 2.328 feridos.
 
- 9 de abril 2001: na cidade de Cincinnati, em Ohio. Um policial branco mata um jovem negro de 19 anos, Timothy Thomas, durante uma perseguição em Cincinnati. Seguem-se quatro dias de violência durante os quais 70 pessoas ficam feridas. Timothy Thomas, que não estava armado, foi o décimo quinto negro abatido pela polícia desde 1995.
 
- 9 a 19 agosto 2014: na cidade de Ferguson, em Missouri. A morte do jovem negro Michael Brown, de 18 anos, baleado por um policial provoca dez dias de violência em meio à população negra e às forças de segurança, que utilizam fuzis e veículos blindados. No dia 24 de novembro, ocorrem novos distúrbios em Ferguson após o anúncio do abandono das acusações contra o policial.

Confira as últimas notícias de Mundo 
Leia as últimas notícias de Zero Hora

* AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias