Notícias



Obituário

Aos 70 anos, morre o cantor Joe Cocker

O músico, que fez show em Porto Alegre em 2012, lutava contra câncer no pulmão

22/12/2014 - 16h26min

Atualizada em: 22/12/2014 - 16h26min


Lauro Alves / Agencia RBS
Joe Cocker passou por Porto Alegre em 2012, em show no Pepsi on Stage

Aos 70 anos, morreu nesta segunda-feira o cantor Joe Cocker. Um dos mais importantes músicos do rock dos anos 1960 e 1970, ele lutava contra um câncer de pulmãoA informação foi divulgada pelo canal britânico ITV e pela BBC News,e confirmada pela equipe do músico.

7 sucessos para relembrar Joe Cocker
Joe Cocker em Porto Alegre: dois shows, duas gerações
Leia entrevista dada por Joe Cocker a ZH em 2012
Leia as últimas notícias de entretenimento

Britânico de Sheffield, ficou conhecido pelas interpretações marcantes e personalíssimas de clássicos do rock. A mais famosa foi With a Little Help From My Friends, dos Beatles, cuja versão tornou-se definitiva depois de apresentada ao vivo no Festival de Woodstock, em 1969 - além de ter virado tema de abertura do seriado Anos Incríveis, sucesso da TV aberta no Brasil nos anos 1990.

Foi com canções dos Fab Four que Cocker tomou de assalto o mercado americano no final dos anos 1960. Além de With a Little Help..., ele regravaria Let it Be, Something e She Came in Through the Bathroom Window. Em 1970 lançou seu grande disco, o LP duplo ao vivo Mad Dogs & Englishmen. Resultado de uma gigantesca turnê norte-americana, o álbum trazia Cocker regravando Leonard Cohen (Bird on a Wire), Rolling Stones (Honky Tonk Woman), Bob Dylan (Girl from the North Country) entre outros.

O álbum foi bem recebido pela crítica e pelo público, mas também iniciou um período complicado para o cantor, que passou a flertar pesado com álcool e drogas. Na época, os problemas de Cocker dentro e fora dos palcos eram visíveis, incluindo o show que fez no Gigantinho, em Porto Alegre, em 1977.

Esse período durou até o início dos anos 1980, quando Cocker passou a se dedicar a baladas açucaradas _ entre elas, Up Where We Belong, do filme A Força do Destino (1982). A canção, um dueto com Jennifer Warnes, venceu o Globo de Ouro e o Oscar de melhor canção original e o Grammy de melhor performance vocal por dueto, dando novo fôlego à carreira do britânico.

De volta ao circuito comercial, foi chamado, em 1985, para participar da gravação de We Are the World, que reuniu grandes astros da música pop da época, como Michael Jackson e Bruce Springsteen. Em 1986 emplacou a mãe de todas as músicas de strip-tease, You Can Leave Your Hat On, tema do filme 9 1/2 Semanas de Amor. Um ano depois, gravaria o que talvez foi seu último grande sucesso de massa, Unchain My Heart, que já possui status de hit na voz de Ray Charles.

Joe Cocker passou por Porto Alegre em 2012, em show com músicas antigas, covers clássicos e músicos do seu disco de 2010, Hard Knocks. Em 2012, ele ainda lançaria seu último disco, Fire it Up.

Um dos momentos clássicos de Joe Cocker foi a participação dele no programa americano de TV Saturday Night Live. Seus trejeitos peculiares foram alvo fácil para John Belushi fazer uma caricatura certeira interpretando Feelin' Alright.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias