Melhor Idade



Peito saudável

Depois dos 50, mamografia deve ser feita anualmente

Menos de 25% das brasileiras entre 50 e 60 anos fizeram o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2013, quase três vezes menos do que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS)

30/12/2014 - 09h01min

Atualizada em: 30/12/2014 - 09h01min


Gilmar de Souza / Agencia RBS

Menos de 25% das brasileiras entre 50 e 60 anos de idade fizeram mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2013, quase três vezes menos do que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados fazem parte de um levantamento elaborado pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Das mais de 10 milhões de mamografias esperadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em mulheres entre 50 e 60 anos de idade em 2013, somente 2,5 milhões foram realizadas.

No Brasil, o Ministério da Saúde sugere que a cobertura comece aos 50 anos, enquanto a OMS sugere que aos 40 a primeira mamografia seja realizada. Para Sérgio Lago, chefe do Serviço de Oncologia do Hospital São Lucas, as mulheres com casos de câncer de mama na família, especialmente mães e avós, devem fazer esse exame aos 35.

Quatro dicas para amenizar os sintomas da menopausa
Pilates e caminhada são os melhores parceiros da terceira idade

- Entre os 50 e os 75 anos, o ideal é que a mamografia seja feita uma vez por ano. Assim como o auto-exame, a mamografia é preventiva. No caso de algumas lesões que a mama pode apresentar, como algumas neoplasia, aparecem na mamografia. Se não tratado, o problema pode se tornar um câncer. A mamografia pode atuar na prevenção nesse tipo de caso, pois mostra ao médico e ao paciente um problema em estágio que ainda pode ser tratado - afirma Lago.

De acordo com o levantamento, a frequência de mamografias na Região Sul foi de 31%, enquanto no Norte do país foi de 12%. A falta de informação sobre a importância do exame foi apontado pelo médico como um dos motivos pela baixa incidência de realização da mamografia.

- Sentada, a mama da paciente é achatada pelo aparelho, sem machucá-la. A mamografia é uma espécie de Raio X da mama intensificado pela imagem digital. Ele é diferente do exame de mama, que é feito clínico e se baseia em apalpação - explica Lago.

A mamografia detecta precocemente o câncer de mama. Em algumas situações, além deste exame, o médico pode solicitar uma ecografia ou ressonância magnética para apoiar o diagnóstico. A OMS sugere que mulheres com histórico familiar devem fazer a mamografia aos 35 anos e, caso esteja tudo bem, refazer o exame aos 40 e, a partir daí, a cada dois anos. Sem sintomas anteriores, o primeiro exame pode ser feito aos 50. Antes dos 35, a mama das mulheres é densa e as alterações que podem aparecer são difíceis de detectar, por isso a idade de referência é aos 50 quando não há sintomas ou histórico familiar.

 

*Com Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias