Porto Alegre



Reunião na segunda

EPTC e Agergs tentarão romper barreira burocrática do catamarã na Zona Sul

Solução pode ser um contrato de concessão temporário até a realização de licitação

19/12/2014 - 20h02min

Atualizada em: 19/12/2014 - 20h02min


Débora Ely / Agência RBS
Píer em frente ao BarraShoppingSul está pronto desde março de 2013

A estação do catamarã perto do BarraShoppingSul está pronta desde março de 2013, a Marinha liberou o trajeto em novembro passado e o início da ligação entre o centro de Porto Alegre, o bairro Cristal e Guaíba foi marcado para a última sexta-feira. No entanto, uma semana depois, o píer continua vazio por causa de uma barreira burocrática que separa o Centro Histórico e a zona sul da Capital.

Uma solução pode surgir na próxima segunda-feira, em uma reunião às 10h entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) e a Fundação Estadual de planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). Uma opção é a confecção de um novo contrato de concessão por tempo determinado até a realização de uma nova licitação.

Conheça o catamarã

A Agergs diz que na licitação da hidrovia, vencida pela companhia Catsul, só foi previsto o transporte intermunicipal Guaíba-Porto Alegre. Para o presidente da agência, Carlos Martins, seria necessária uma solução jurídica para o problema para evitar o risco de responsabilização de todos, inclusive ele, pelo Ministério Público.

- Teria que ter sido criada uma alternativa que a gente, de antemão, não tem a clareza de qual seja - afirmou Martins.

Grupo técnico estuda implantação de 14 novas estações do catamarã no Guaíba Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre 

Um risco para a operação incluindo a Zona Sul poderia ser a "derrubada da licitação", conforme Martins. O presidente da Agergs criticou ainda a marcação da data para início do transporte hidroviário ao píer da Zona Sul:

- A divulgação do início do funcionamento da linha para o dia 12 foi, no mínimo, muito precipitada. Foi anunciado sem sequer ter sido remetido o processo à agência reguladora, numa tentativa muito clara de desrespeitar o poder da Agergs.

Catamarã atinge a marca de 1 milhão de passageiros

A EPTC garantiu que um convênio com a Metroplan e o estatuto da Catsul permitem que passageiros embarquem no centro da Capital e desçam no píer junto ao BarraShoppingSul. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, disse que o planejamento sobre rotas dentro do município começou em 2012 e, desde então, todas as providências foram tomadas, de estudos técnicos a licenciamentos e convênios.

- Não há nenhum processo de última hora, como se tem dito. Nos surpreendeu que agora, na reta final, o município não existe mais dentro do sistema. As autoridades de transporte do Estado, a Metroplan, e do município, a EPTC, celebraram convênio operacional, isso é um documento mais do que suficiente para fazer qualquer tipo de operação integrada - argumenta Cappellari.

Sobre a licitação, o diretor-presidente da EPTC confirma que é somente para o transporte intermunicipal. Ele reforça que isso não é empecilho para realizar o transporte hidroviário dentro dos limites da cidade com a documentação existente. Não há "risco jurídico", salienta.

A Agergs chegou a liberar o funcionamento da linha desde que nenhum passageiro que embarcasse no centro de Porto Alegre fosse autorizado a descer na Zona Sul, e vice-versa. Em resposta, a EPTC decidiu não liberar o píer para o catamarã. Por fim, a Metroplan suspendeu a ordem de serviço dada à Catsul, que determinava o começo da operação nesta sexta-feira. "Com isso, a empresa escapa de possíveis multas que poderiam ser aplicadas pela não realização do serviço", explicou o órgão estadual.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias