Notícias



Pequenas plumas

Filhote de pinguim-de-magalhães é o novo habitante do Gramadozoo

Nascimento do animal é o terceiro da espécie desde 2012

22/12/2014 - 12h06min

Atualizada em: 22/12/2014 - 12h06min



O grupo de pinguins foi recebido no Gramadozoo após ser atingido por mancha de óleo (Foto: Porthus Junior / Agência RBS)

Halder Ramos / Gramadozoo

Neste domingo, a cidade de Gramado anunciou a chegada de seu mais novo e emplumado cidadão: um filhote de pinguim-de-magalhães, nascido no último dia 13 no Gramadozoo.

A demora na divulgação do acontecimento ocorreu por conta de um possível irmãozinho do pinguim que estaria para nascer. Entretanto, o segundo ovo não eclodiu e foi retirado do ambiente do casal de animais que o gerou.

Os funcionários do zoológico se surpreenderam com o nascimento do filhote:

- O nascimento em cativeiro é bastante raro e demonstra a adaptação das aves ao manejo. É o terceiro ano consecutivo que o mesmo casal choca no pinguinário do zoo - afirma o responsável técnico do Gramadozoo, o veterinário Renan Stadler, que diz que o casal de pinguins está completamente focado em cuidar da cria.

Para alimentar o filhotinho, que ainda não tem nome, os pinguins regurgitam a comida no bico do pequeno. Para dar conta da alimentação dos três, o zoológico disponibilizou sardinhas e vitaminas à vontade. Geralmente, a dieta dos animais é composta de 500 gramas de comida por dia.

História de amor entre pinguins

Se o documentário "A Marcha dos Pinguins" mostrou para o mundo a relação de monogamia entre pinguins, o casal que mora no Gramadozoo é um exemplo vivo de "devoção marital".

Os animais foram resgatados em um grupo de nove após um derramamento de óleo em Santa Catarina e trazidos para o zoo em junho de 2009. Decidiu-se mantê-los em cativeiro por conta de sua fragilidade - o pai, líder do bando, é cego de um olho e a fêmea tem problemas respiratórios.

Quando a fêmea adoeceu, em 2011, o macho a alimentava como agora os dois alimentam o filhote. O normal é o bando expulsar animais do grupo em caso de doença, mas o macho cuidou de sua "esposa". Quando os veterinários separaram os dois para tratar da saúde da fêmea, o abatimento de seu par foi notável. Tanto que, na primavera de 2012, quando a fêmea estava plenamente recuperada, o casal começou a copular e colocou dois ovos. Naquele ano, nasceram dois filhotes, que marcaram a primeira reprodução de pinguins em zoológicos do Brasil. Em 2013, ela colocou mais ovos, mas nenhum dos dois eclodiu. Este ano foi a terceira postura consecutiva e o segundo nascimento do zoológico.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias