Notícias



Temporal violento

Porto Alegre registra mais de 250 ocorrências e vento de 129 km/h

Uma morte, desabamento, barcos à deriva e incêndios ocorreram durante o mau tempo

21/12/2014 - 00h20min

Atualizada em: 21/12/2014 - 00h20min


Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre 

Ricardo Duarte / Agencia RBS
Chuva começou ao cair da noite na Capital

Durante o temporal deste sábado, foram geradas mais de 250 ocorrências em Porto Alegre, registradas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Um dos causadores de tantos problemas foi o vendaval com rajada de 129 km/h, captada no Aeroporto Salgado Filho, informou o Climatempo.

O caso mais grave foi a morte de um pedestre que aguardava ônibus no viaduto José Eduardo Utzig (Zona Norte), atingido por um carro cujo motorista teria perdido o controle da direção na pista molhada. O veículo caiu do viaduto junto com o atropelado. Mas houve outros momentos de terror na cidade por causa da chuvarada.

No final da noite, nove pessoas estavam à deriva em um barco no Guaíba, na altura de Itapuã, aguardando o deslocamento de um grupo de resgate dos bombeiros. Mais cedo, um grupo que estava em outra embarcação foi resgatado por velejadores do Clube Jangadeiros, conforme a SSP.

Temporais seguem neste domingo no RS, mas com menos intensidade

Na Rua Serra Verde, na Zona Sul, uma casa desabou depois de ter sido atingida por um muro. Em meio à chuva, também houve fogo: três incêndios ocorreram na cidade, e um deles consumiu inteiramente uma casa na Zona Sul. Um princípio de incêndio foi registrado em um elevador na Rua Sarmento Leite, no meirro Cidade Baixa.

Chuva e vento forte deixam 150 mil clientes sem luz no Estado



Do Aeroporto Salgado Filho partiu um chamado sobre vazamento de combustível em um ponto do local onde o produto fica estocado. Próximo a Cachoeirinha, um poste caiu sobre um carro na Avenida Assis Brasil, no sentido Interior-Capital. Duas pessoas ficaram feridas e foram atendidas pelo Samu. Além de tudo isso, muitas árvores caíram e ocorreu falta de energia, inclusive em hospitais.

Região Metropolitana foi atingida por ventania e chuvarada

Outros municípios da Grande Porto Alegre foram atingidos pelo temporal ao longo da noite. Uma das cidades mais afetadas foi Esteio. Segundo o Corpo de Bombeiros, desde as 20h30min, mais de 30 ocorrências foram registradas, principalmente destelhamentos e queda de árvores sobre residências e vias públicas. O bairro mais atingido pelo vento foi Novo Esteio.

Ainda em Esteio, moradores de uma residência na Rua João Paulo I, no bairro Santo Inácio, estavam desesperados com a possibilidade de uma árvore em chamas cair sobre a casa. Com o vento, o vegetal tombou sobre fios de energia e pegou fogo, e a seguir pendeu sobre o imóvel. Os bombeiros aguardavam que a AES Sul interrompesse o fornecimento para apagar o incêndio, que estava a cerca de dois metros de distância da casa.

Em Guaíba, três bairros ficaram sem luz: Pedras Brancas, Bonfim e Cohab. Conforme a Brigada Militar, há muitos casos de destelhamentos e queda de árvores.


Escola foi atingida pelo temporal em Esteio
Foto: Ricardo Duarte


MAIS SOBRE

Últimas Notícias