Notícias



Acordo histórico

Raúl Castro recebe agentes cubanos libertados pelos Estados Unidos

Os três agentes cubanos foram presos em 1998, junto com outros dois, por espionagem às organizações anticastristas em Miami

18/12/2014 - 02h47min

Atualizada em: 18/12/2014 - 02h47min


ESTUDIOS REVOLUCION / AFP Photo
Fernando Gonzalez, Ramon Labanino, Geraldo Hernandez, Antonio Guerrero, e Rene Gonzalez

O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu nesta quarta-feira, em Havana, os três agentes cubanos libertados pelos Estados Unidos: Antonio Guerrero, Gerardo Hernández e Ramón Labañino.

Vestido com seu uniforme de general, Castro abraçou várias vezes os três agentes em sua chegada a Havana e disse: "orgulhosos de vocês pela resistência que mostraram, pelo valor e pelo exemplo que representam para todos".

- General, estamos ainda emocionados, as palavras não saem, mas os agradecimentos sobram", disse o  agente Hernández, formado em Relações Internacionais e que cumpria duas penas de prisão perpétua há mais de 15 anos.

Reformas econômicas de Cuba influenciaram no reatamento das relações com os EUA
"Acertamos o restabelecimento das relações diplomáticas", diz Raúl Castro
Luiz Antônio Araujo: acabou a Guerra Fria nas Américas

- Diga ao comandante (Fidel Castro) que estamos aqui para seguir fazendo o que for preciso - afirmou Guerrero, um engenheiro que cumpria pena de 22 anos.

Os três agentes cubanos foram presos em 1998, junto com outros dois, por espionagem às organizações anticastristas em Miami. Os outros dois agentes, René González e Fernando González, regressaram à Ilha em 2013, após cumprir suas penas de prisão.

Saiba o que mudará na relação entre EUA e Cuba
Dilma: "Jamais imaginava viver esse momento"
Leia as últimas notícias de Mundo

Antonio Guerrero, Gerardo Hernández e Ramón Labañino foram libertados em troca do americano Alan Gross, 65 anos, que cumpriu 5 de uma pena de 15 anos de prisão em Cuba por "ameaças à segurança do Estado". As libertações antecederam o anúncio "histórico" da normalização das relações entre Estados Unidos e Cuba, nesta quarta-feira. 

Em 90 segundos, entenda o que significa o acordo histórico entre EUA e Cuba:



* AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias