Notícias



Rastro de estragos

Temporal causa transtornos na região metropolitana de Porto Alegre

Na manhã deste domingo, moradores de Esteio trabalhavam no reparo dos danos provocados pela chuva e pelo forte vento

21/12/2014 - 09h38min

Atualizada em: 21/12/2014 - 09h38min



* Zero Hora

Andréa Graiz / Agencia RBS
Árvores e postes caíram na Avenida Celina Kroeff, em Esteio

Postes de concreto partidos ao meio, árvores e fios da rede elétrica no chão, placas retorcidas e dezenas de casas destelhadas. O temporal que atingiu a região metropolitana de Porto Alegre deixou um rastro de estragos em Esteio. Na manhã deste domingo, o que se via pelas ruas do município, além dos vestígios da destruição, era muita gente trabalhando na reconstrução, solidariedade entre vizinhos e até fila na loja de materiais de construção.

A estimativa da Defesa Civil de Esteio é a de que pelo menos 20 mil pessoas tenham sido afetadas pelo temporal, seja pelos prejuízos causados pelo vento forte ou pela falta de água ou de luz. A cidade, que fica na região metropolitana de Porto Alegre, tem 86 mil habitantes. Somente na noite de ontem, o órgão registrou danos a 60 residências, atendendo a chamados em razão de destelhamentos e quedas de árvores.

- Mas a gente sabe que tem muito mais. Os estragos foram grandes, principalmente no bairro Novo Esteio - disse o tenente Luiz Terra, da Defesa Civil.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

Segundo o Corpo de Bombeiros do município, o temporal começou por volta das 20h30min de sábado com ventos fortes e, na sequência, chuva intensa. Foram aproximadamente 15 minutos, tempo suficiente para deixar um rastro de estragos pela cidade.

- Parecia uma sequência de tiros de metralhadora, era telha voando da minha casa, da casa do vizinho. Um horror - resume o montador Eduardo Gehlen, 27 anos.

Desde a noite de ontem, a corporação trabalha no corte de árvores que caíram sobre as casas e, junto com a Defesa Civil, faz a distribuição de lonas para as famílias atingidas.



Estragos foram registrados em todo o Estado

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul causou prejuízos em cidades de quase todas as regiões. Assim como em Esteio, quedas de árvore, destelhamento de casas e danos na rede elétrica foram registrados também em municípios do centro do Estado e da Fronteira Oeste.

A CEEE não soube informar o número de clientes que continuam sem luz na manhã deste domingo. Segundo a assessoria da companhia, os maiores estragos deixados pela chuva foram na zona norte de Porto Alegre, em Alvorada, Viamão e Eldorado do Sul.

A AES Sul, que na noite deste sábado informou que 130 mil clientes estavam sem energia elétrica, não soube precisar o número de domicílios que continuam sem luz. Conforme a assessoria, os danos foram registrados em toda a área de concessão da distribuidora.


Escola foi atingida pelo temporal em Esteio
Foto: Ricardo Duarte


MAIS SOBRE

Últimas Notícias