Vida



Sono ruim

Cafeína e tecnologia são responsáveis pelos problemas no sono de 90% das crianças

Pesquisadores avaliaram 1,1 mil famílias americanas com crianças de 6 a 17 anos

29/01/2015 - 06h02min

Atualizada em: 29/01/2015 - 06h02min


Lauro Alves / Agencia RBS

O uso de aparelhos tecnológicos - como tablets, smartphones e computadores - e a ingestão de bebidas com cafeína pode ser o responsável por 90% das crianças participantes de uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, dormirem mal.

Para dormir bem, livro impresso é melhor do que tablet, diz estudo

Os pesquisadores avaliaram 1,1 mil famílias americanas com crianças de 6 a 17 anos por meio de entrevistas. A idade média dos pais foi de 42 anos.

Segundo os pesquisadores, algumas das principais consequências da falta de sono entre crianças e adolescentes são problemas de comportamento, humor e aprendizagem e desempenho escolar deficiente. Além disso, há relação com a incidência de obesidade.

Tablets e smartphones são mais prejudiciais ao sono do que televisão

- Já demonstramos anteriormente o efeito negativo que o uso de emissores de luz (aparelhos tecnológicos) antes de dormir pode ter sobre o sono. E agora, neste estudo, vemos como as regras e rotinas impostas pelos pais com relação à tecnologia também podem influenciar na quantidade e qualidade do sono de seus filhos - disse Anne-Marie Chang, uma das responsáveis pelo estudo.

Os cientistas recomendam que as regras sejam bem estabelecidas para que as crianças tenham um bom sono. Bebidas a base de cafeína devem ser evitadas. Outra medida importante é ter um horário definido para ir para a cama todos os dias.

Crianças com idade entre 6 e 11 anos devem dormir nove horas por dia. Entre os 12 e os 17, o tempo pode ser de oito horas diárias.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias