Notícias



Ataque de abelhas

Corpos de participantes de rapel mortos em Maquiné serão resgatados nesta segunda

Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros fará operação

26/01/2015 - 05h30min

Atualizada em: 26/01/2015 - 05h30min


Diego Vara / Agência RBS
Equipes trabalham no resgate das vítimas do acidente com praticantes de rapel

Serão resgatados nesta segunda-feira os corpos de Ronei Marcelino Pinto, 48 anos, e Jean Carlos Machado Lopes, 41, mortos no sábado em um acidente enquanto praticavam rapel em Maquiné, no Litoral Norte. As duas vítimas e outros cinco homens foram atacados por abelhas em uma região de mata fechada na localidade de Barra do Ouro.

Praticantes de rapel morrem após ataque de abelhas no Litoral Norte

Os corpos serão retirados pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros. Uma equipe saiu de Porto Alegre às 5h30min e chegou pouco depois das 7h na região do acidente. O helicóptero que fará o resgate sobrevoou o local para avaliar as condições de tempo.

Entenda como foi o acidente em Maquiné

O trabalho dos bombeiros estava previsto para iniciar às 8h30min. Ainda não está definido se os corpos serão carregados para Osório ou Porto Alegre. Uma clareira foi aberta na mata para possibilitar o transporte, e o campo do Barra de Ouro Futebol Clube foi cedido para o pouso. O resgate deve durar até três horas e meia.

"Todos que desciam caíam nas pedras", diz homem que caminhou 15 horas

Veja fotos do local do acidente:


 O acidente

O acidente acontenceu quando o grupo se preparava para descer uma cascata de 130 metros de altura quando as abelhas atacaram, por volta das 15h deste sábado.  Na tentativa de fugir do enxame, um deles teria cortado a corda do equipamento e o outro fez uma descida brusca e não acionou os freios. Os demais conseguiram descer, mas também ficaram feridos.

Grupo de rapel havia sofrido incidente na mesma cascata em 2010

Dentre os cinco sobreviventes, Maicon Silva da Silva, 31 anos, e Luciano de Souza, caminharam por 15 horas no mato para pedir resgate. Os outros três sobreviventes, identificados como Flavio Rodrigo da Rosa Lopes, 37 anos, João Batista Moreira Dias, 42, e Roberto Schuster, médico de 73 anos que liderava o grupo, ficaram no local aguardando o resgate, que chegou por volta do meio-dia de domingo. Até as 6h30min desta segunda, apenas Schuster permanecia internado no Hospital de Tramandaí.

Especialistas explicam o ataque das abelhas

Veja o local onde aconteceu o acidente:

Em áudio, socorrista conta como foi o resgate:

Confira imagens do resgate:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias