Bem-Estar



Prevenção

Jovens que dormem bem podem ter melhor memória na terceira idade

A conclusão vem de um estudo publicado pela revista Perspectives on Psychological Science e realizado pela Universidade de Baylor, nos Estados Unidos

26/01/2015 - 06h03min

Atualizada em: 26/01/2015 - 06h03min


Morguefile / Divulgação

Jovens e adultos de meia-idade que dormem bem são mais propensos a ter melhor memória e aprendizagem na terceira idade - em comparação com pessoas que não têm um bom sono na juventude. A conclusão vem de um estudo publicado pela revista Perspectives on Psychological Science e realizado pela Universidade de Baylor, nos Estados Unidos.

Sono interrompido pode ser tão prejudicial quanto uma noite sem dormir

- Vimos que vale a pena investir mais cedo em vez de tentar compensar mais tarde. Nossos estudos mostraram que dormir bem na meia-idade provocou um funcionamento mental melhor 28 anos mais tarde - explica Michael K. Scullin, especialista em sono da faculdade americana.

Mitos e verdades sobre o sono

O artigo observa que os benefícios de uma boa noite de sono para os jovens adultos são incontestáveis. Um exemplo é que o sono profundo - um dos tipos de sono - ajuda a memória, fazendo com que as experiências vividas em um dia sejam repetidas e fortalecidas para facilitar a recordação.

Beber antes de dormir prejudica o sono, diz pesquisa

No momento em que as pessoas atingem a meia-idade, é mais comum que haja mais horas de sono durante o dia, como um cochilo à tarde - o que também ajuda na memória, desde que eles não economizem no sono noturno. Mas, à medida que envelhecem, as pessoas acordam mais durante a noite e têm menos sono profundo.

Cerca de 200 estudos sobre qualidade do sono realizados desde a década de 1960 foram revisados. Os participantes foram classificados em três grupos: de 18 a 29 anos (juventude), de 30 a 60 (meia-idade) e mais de 60 (terceira idade).

Foram analisadas quantas horas eles normalmente dormiam, quanto tempo levavam para ir dormir, quantas vezes acordavam no meio da noite e como eles se sentiam sonolentos durante o dia.

Scullin observou que, se uma pessoa vive 85 anos, pode dormir cerca de 250 mil horas - mais de 10 mil dias completos.

- As pessoas às vezes depreciam o sono, dizem que é um tempo perdido. Mas há muitos benefícios em dormir bem - disse.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias