Vestibular



Porto Alegre

Mais da metade dos aprovados em Medicina na UFRGS pelo Sisu vem de SP

Universidade estima que número de estudantes de fora do Estado passe para 15% em 2015, com a adoção do sistema federal

29/01/2015 - 18h20min

Atualizada em: 29/01/2015 - 18h20min


Caco Konzen / Especial

A adoção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pela UFRGS trouxe mudanças na origem dos estudantes. No curso mais disputado da federal, o de Medicina, mais da metade dos aprovados via Sisu são de São Paulo, conforme dados da Rádio Gaúcha.

Dos 42 estudantes selecionados para o curso na UFRGS, 23 declararam São Paulo como o Estado de origem, o que corresponde a 54,7% do total. Outros oito selecionados são gaúchos (19%) e três são paranaenses. Ainda há selecionados de outros cinco Estados. O sistema federal passou a preencher 30% das vagas na instituição este ano.

Prazo para se inscrever no ProUni termina nesta quinta-feira
Estado é o oitavo em inscritos no Sisu
MEC divulga listão dos aprovados no Sisu

Os números do Sisu são bem diferentes dos registrados no vestibular tradicional. No exame deste ano, apenas sete dos 98 aprovados em Medicina são de fora do Rio Grande do Sul, o que corresponde a 7,14%.

Levando-se em conta todos os cursos da UFRGS, houve predomínio de estudantes gaúchos selecionados via Sisu. Das 1.645 vagas, 985 devem ser ocupadas por gaúchos, o que representa cerca de 60%. Os paulistas ficaram com 373 vagas (22,57%) e os mineiros, com 56 (3,4%). Há ainda estudantes de outros 21 Estados.

No vestibular tradicional, do total de 3.880 aprovados, apenas 150 são de fora do Rio Grande do Sul, o que representa 3,8% do total.

Evacuado, prédio da UFRGS fica fechado por quatro horas após problema em escada
UFRGS divulga listão de aprovados no vestibular 2015

De acordo com o reitor Carlos Alexandre Netto, além de Medicina, outros 15 cursos (considerados os mais concorridos) tiveram predomínio de estudantes de São Paulo - incluindo as engenharias e cursos da área da saúde. Para Netto, a presença desses alunos de outros locais deve qualificar o ensino na universidade:

- Nós estamos preparados, mas mais do que isso, muito motivados para receber esses estudantes, que fizeram um excelente exame pelo Enem e que com certeza vão qualificar esses cursos.

Para o reitor, o conceito "bom" dos cursos da UFRGS, considerados entre os melhores do País, reforça a procura pela instituição.

Leia as últimas notícias sobre Vestibular


15% de alunos são de outros Estados

Em 2014, menos de 3% dos alunos que ingressaram na universidade pelo vestibular eram de fora do Estado. Se todos os estudantes aprovados via Sisu e vestibular confirmarem a matrícula, a previsão é de que o percentual salte para 15% neste ano.

O reitor garante que a universidade está preparada para receber esses estudantes de fora, que em muitos casos devem precisar de auxílio estudantil - como moradia -  para residir em Porto Alegre. A instituição já pediu ao Ministério da Educação a ampliação das verbas de assistência aos estudantes, o que ainda não se confirmou.

Netto não acredita que o corte de gastos no Ministério da Educação possa impactar no projeto, que é considerado prioritário pelo governo federal. Ele ainda disse que o Conselho Universitário deve discutir este ano a ampliação da reserva de vagas pelo Sisu, mas que a ideia da instituição é primeiro acompanhar o desempenho acadêmico dos novos estudantes, antes de pensar em acabar definitivamente com o vestibular tradicional.

- É muito cedo para pensar em deixar de lado totalmente o concurso vestibular. Nós devemos ter por algum tempo a convivência dos dois sistemas. Aí quando a comunidade estiver decidida por outro sistema, aí vamos implementar - disse Netto.

Leia as últimas notícias de Zero Hora


Mudanças na UFRGS

A UFRGS usou o sistema que seleciona alunos para universidades federais por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez este ano. O vestibular tradicional foi mantido, mas 30% das vagas - um total de 1.645 - passaram a ser reservadas para o programa federal.

As matrículas para os estudantes via Sisu devem ser feitas a partir desta sexta-feira. O reitor lembra que muitos estudantes selecionados via Sisu ainda podem desistir das vagas, já que participam de processos seletivos de várias instituições do País.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias